quinta-feira, 16 de julho de 2009

Shaun Tan


Quem ainda nunca ouviu falar de Shaun Tan? É ilustrador e autor de livros magníficos como The Rabbits, The Red Tree, The Arrival, The Lost Thing e Tales from Outer Suburbia, entre tantos outros.
Nascido na Austrália, filho de pai arquitecto, é um artista extremamente polivalente, um verdadeiro camaleão que, sem nunca perder o seu estilo muito próprio, consegue adaptar a sua arte de forma a valorizar o conceito subjacente a cada livro que concebe. Os seus livros abordam temas sociais, políticos e históricos que apaixonam públicos de todas as idades, tendo sido largamente premiados e reconhecidos um pouco por todo o mundo. Influenciado pelo movimento surrealista, pela pintura, teatro, animação e pela arte em geral, vai doseando cada um destes ingredientes de uma forma magistral. Cada novo álbum é uma surpresa muito agradável. Podemos também reconhecer o seu trabalho em filmes como WALL-E e Horton e o Mundo dos Quem!, em que trabalhou como artista conceptual.


Shaun Tan foi galardoado com o World Fantasy Best Artist Award em 2001. Alguns dos seus livros foram publicados em espanhol pela editora Barbara Fiore, com os títulos La Cosa Perdida, Emigrantes, Los Conejos, El Árbol Rojo e Cuentos de la Periferia.
Podem encontrar-se alguns textos de crítica aos livros no site desta editora espanhola, que aloja ilustradores e autores como Wolf Erlbruch, Davide Cali, Jimmy Liao, Susy Lee, Paul Rand e muitos outros. Shaun Tan tem também um site soberbo que merece ser visitado com tempo para explorar cada canto e recanto. Passem por lá!

Para aceder ao site do ilustrador clique aqui
Para aceder ao site da editora Barbara Fiore clique aqui.

Ana Lage

Sem comentários: