terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Pinóquio

Não é novidade, mas vale sempre a pena relembrar bons livros. A edição portuguesa de Pinóquio (de Carlo Lorenzini, sob o pseudónimo de Carlo Collodi), publicada pela Âmbar, apresenta uma tradução fiel da obra original e conta com magistrais ilustrações de Roberto Innocenti, que podem ser vistas aqui.
A obra foi originalmente escrita em capítulos, entre Julho de 1881 e Janeiro de 1883, para o jornal infantil italiano Giornale per i Bambini. Foi publicada em livro pela Felice Paggi - Libraio Editore, com ilustrações de Enrico Mazzanti, em 1883.

Com o título de Storia di un Burattino (História de um Boneco), foram publicados os quinze primeiros capítulos, mas Collodi interrompeu a história no momento em que Pinóquio estava moribundo. Os capítulos recomeçariam, após algum tempo, já com o título que consagraria a história para sempre, As Aventuras de Pinóquio, completando assim os trinta e seis episódios originais da obra.

Acerca de Carlo Collodi, pode ler algumas informações aqui.
Para conhecer a biografia de Roberto Innocenti, clique aqui.

Magda Costa

2 comentários:

Alex Leão disse...

Gostaria de adquirir a edição portuguesa deste livro... onde encontrar? Há uma livraria online onde se possa comprar? Na FNAC.pt, infelizmente, não se encontra tal edição...

Magda disse...

Comprei este livro no site http://www.wook.pt/
O serviço parece-me ser de excelente qualidade.