sábado, 31 de outubro de 2009

Danuta Wojciechowska na livraria Histórias com Bicho

“O que se vê no abc” é o nome da exposição inaugurada a 30 de Outubro na livraria Histórias com Bicho, em Óbidos. A exposição, da autoria da ilustradora Danuta Wojciechowska, estará patente até ao dia 23 Dezembro na galeria Sala Papel daquela livraria, na antiga escola primária de Casais Brancos.

Nos dias 31 de Outubro e 14 de Novembro, pelas 10 horas, pais e filhos poderão participar num atelier. 19 e 20 de Novembro são as datas marcadas para uma formação de mediadores de leitura.

Para obter mais informações contacte a livraria através do telefone 262 958 610 ou clique aqui

Acerca da ilustradora:
Danuta Wojciechowska recebeu o Prémio Nacional de Ilustração de 2003, tendo sido também distinguida com Menções Especiais do Júri em 1999, 2000, 2001 e 2002.Foi a candidata portuguesa ao Prémio Hans Christian Andersen em 2004. Nasceu no Quebec (Canadá) em 1960 e é licenciada em Design de Comunicação (Zurique), com pós-graduação em Educação obtida em Inglaterra. Vive e trabalha em Lisboa desde 1984. Em 1992 fundou o atelier Lupa Design, dedicando-se às áreas do design, da ilustração e da cenografia.
Para aceder ao site da ilustradora, clique aqui

Magda Costa

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

“O sentido da vida” e “O amor e a amizade”

Mais doze questões filosóficas, em cada um destes dois novos títulos traduzidos pela Edicare para Português. Primeiro deliciaram-nos em 2008 com “O livro dos grandes opostos filosóficos” do autor Óscar Brenifier, ilustrado por Jacques Després, e quando consideramos difícil superar uma grande obra, eis que nos apresentam duas “O sentido da vida” e “O amor e a amizade”, sem nos desapontar.

Trazendo questões sobre a felicidade, a auto-realização, as relações com os outros, a propriedade, e tantas outras sobre a vida, explorando o amor entre pais e filhos, entre os amantes, as complexas relações entre irmãos e irmãs, a amizade, a paixão, a auto-estima e outros temas essenciais, nenhum dos livros dá resposta, pois não há uma resposta para as grandes questões da vida. Não há uma maneira de pensar. Há sim que nos pôr a pensar, assim como às nossas crianças. E estes livros fazem-no com mestria.
Sobre o escritor Oscar Brenifier:
Doutorado em Filosofia e formador, trabalhou em muitos países para promover ateliers de Filosofia para adultos e a prática filosófica para crianças.
Já publicou, para adolescentes, a colecção “L’apprenti-philosophe” (Nathan) e a obra "Questions de philo entre ados" (Le Seuil); para as crianças a colecção “PhiloZenfants” (Nathan), traduzida em várias línguas, e “Les petits albums de philosophie” (Autrement), assim como manuais para professores, "Enseigner par le débat" (CRDP) e "La pratique de la philosophie à l’école primaire" (Sedrap). É o autor do relatório sobre "A Filosofia Não Académica no Mundo", financiado pela UNESCO.

Sobre o Ilustrador Jacques Després:
Devia ter sido joalheiro, como ditava a tradição familiar, mas ingressou clandestinamente nas Belas-Artes. No início dos anos 90, ainda na qualidade de “clandestino”, Jacques decidiu abandonar as artes reconhecidas e aventurou-se no novo meio, então balbuciante, das imagens virtuais. Esta disciplina afirmou-se rapidamente como um dos campos de investigação mais extraordinários na produção de imagem. Ao longo dos anos foi levado a trabalhar em domínios tão variados como a animação, o jogo ou a cenografia. "O Livro dos Grandes Opostos Filosóficos" foi o primeiro que ilustrou, coroando anos de reflexão sobre o espaço, o corpo e a luz.

Para aceder ao site do escritor Oscar Brenifier clique aqui.
Para aceder ao site do ilustrador Jacques Després clique aqui.
Para o site da editora Edicare siga esta ligação, e para o da Nathan clique aqui.

Sandra Simões

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Atelier estrambólico para crianças

Finalmente! A partir do dia 22 de Outubro estará à venda o livro Animalário Universal do Professor Revillod,de Miguel Murugarren e Javier Sáez Castán, editado pela Orfeu Negro na colecção Orfeu Mini.

Galardoada com os prémios para «Melhor Livro 2005», pelo Banco del Libro de Venezuela, e «Melhor Livro Ilustrado 2004», na Feira Internacional do Livro Infantil do México, esta obra conta com 16 ilustrações, com as quais se pode criar fantásticas combinações de animais extraordinários – um hipopótamo com corpo de pulga e rabo de peixe, ou um tigre com corpo de vaca e cabeça de galinha. Ora vamos lá inventar com este magnífico jogo entre realidade e ficção!




No próximo sábado, 24 de Outubro, poderá participar num atelier orientado por Susana Alves, a convite da Orfeu Mini. Será na Fnac do Colombo, pelas 11h. Neste atelier terá a possibilidade de explorar as diferentes combinações de animais, inventar o seu próprio animal e responder a um sem-número de perguntas: Que som fará? O que come? Como se movimenta? Serão 45 minutos de imaginação, sem dúvida!

Para saber mais, clique aqui.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

A família toda a ler!

A Escola Superior de Educação de Coimbra (ESEC) prepara-se para o I Encontro Internacional de Literacia Familiar, e que terá como tema: Implicações da Família no Sucesso Escolar.

Um acontecimento imperdível, que nos proporciona uma oportunidade única de assistir ao vivo e a cores a nomes de gabarito como Ana Teberosky, Pierre Dominicé e Michael F. DiPaola e Núria Ribera já para não falar em nomes Nacionais como Lourdes Mata, a própria coordenadora do projecto Dra. Lucília Salgado entre tantos outros.
Para Sobremesa ainda nos podemos deliciar com um bela sessão de contos... melhor, só mesmo o céu...

Esta acção irá decorrer nos dias 13 e 14 de Novembro na ESEC. As inscrições para este encontro estão abertas até ao próximo dia 30 de Outubro, mas apressem-se que são limitadas!

Para consultar o programa e aceder à ficha de inscrição clique aqui.
Para mais informações clique aqui.

Ana Lage e Fernando Carvalho

domingo, 18 de outubro de 2009

15os Encontros Luso-Galaico-Franceses do Livro Infantil e Juvenil

Nos dias 13 e 14 de Novembro, o Porto volta a receber os Encontros Luso-Galaico-Franceses do Livro Infantil e Juvenil, este ano dedicada à: Maré de Livros.

À semelhança de anos anteriores, esta que é já a 15ª edição, terá lugar na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, e contará com um programa muito diversificado destinado tanto ao público adulto, como ao público infantil.

Esta Maré de Livros contará também com a projecção da longa-metragem De profundis, de Miguelanxo Prado e Nani García, nomeada para um prémio Goya na categoria de melhor filme de animação, em 2007.

Para aceder ao programa completo clique aqui.

Fernando Carvalho

sábado, 17 de outubro de 2009

III Conferência Internacional do PNL

É já nos dias 22 e 23 de Outubro que regressa a Conferência Internacional do Plano Nacional de Leitura.

Esta terceira edição, a realizar-se na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, contará com um painel de notáveis que abordarão temáticas prementes: parcerias e articulação entre biblioteca municipal e escolar, materiais pedagógicos inovadores, biblioteca de livros digitais e os níveis de referência de desenvolvimento da leitura e da escrita, serão algumas das sessões agendadas e preparadas pelos conferencistas.

Será também apresentado um estudo de avaliação externa do PNL no 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como os novos projectos Ler+ dá saúde e aLeR+.

Para mais informações sobre a conferência clique aqui.

Paula Guerra e Fernando Carvalho

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Porque só temos um...

Um pequeno gesto pode fazer toda a diferença quando se trata de ajudar a cuidar da Terra. Ama o teu mundo é um livro que apresenta propostas de algumas actividades que as crianças poderão praticar para aprender a cuidar de plantas e animais do nosso planeta.

São inúmeras e interessantes as propostas apresentadas no livro – como plantar um jardim num tabuleiro ou usar embalagens vazias para fazer brinquedos – ensinando as crianças a serem amigas do ambiente.

Para saber mais, clique aqui.

Sandra Simões

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Alice Vieira, Andarilhas e o Astrid Lindgren Memorial Award

Para começar, os parabéns aos 168 candidatos nomeados para o Astrid Lindgren Memorial Award (ALMA), considerado um dos prémios de maior prestígio para autores, ilustradores e instituições, no domínio da literatura infanto-juvenil, a nível mundial.

A edição de 2010 ano conta com nomeados de 61 países diferentes, alguns dos quais lusófonos como Angola e Brasil.

Para Portugal é, mais uma vez, um privilégio receber esta nomeação. Sim, porque somos repetentes nestas lides e a qualidade nacional tem de ser reconhecida. E, este ano, esse reconhecimento vem em dose dupla: Alice Vieira e Palavras Andarilhas.

Desde 2008 que contamos com a merecida nomeação de Alice Vieira – a cumprir 30 anos de carreira literária. Temos motivos certos para festejar.

O galardoado será revelado na Feira Internacional do Livro Infantil, em Bolonha, que arranca já a 23 de Março de 2010.

Para aceder ao site oficial do ALMA clique aqui e clique aqui
para conhecer melhor o trabalho das Palavras Andarilhas.


Fernando Carvalho

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Cantastórias!

Este é um concerto para crianças a partir dos 3 anos onde estas irão mergulhar no mundo das canções, dos sons, dos instrumentos. De canção em canção, de lengalenga em lengalenga, através de jogos e trocadilhos, o espectáculo cresce a partir da magia da música e do ritmo da palavra dita e cantada. De forma natural e irresistível, o público será levado a participar no espectáculo com os músicos, envolvendo-se no prazer de ouvir, cantar e sentir.

Aos sábados, no Cine Teatro Ginásio (10h e 11h30).
Bilhetes à venda na Fnac, Worten, Ticketline, El Corte Inglés e no Teatro.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

Peter Pan

Chegou a Portugal mais um extraordinário trabalho de Robert Sabuda, mago do pop-up.

A inesquecível fantasia do menino que nunca cresceu, contida em Peter Pan – conto original de J. M. Barrie que continua a deliciar gerações – regressa agora animada pelas mãos deste mestre do papel.

Embora o texto traduzido deixe um pouco a desejar, é impossível que o leitor não se renda a fadas, piratas, monstros e barcos que andam aos olhos e mãos de quem abre mais este magnífico livro, editado em Portugal pela Gailivro. O meu agradecimento aos amigos que mo ofereceram ontem! Recomendo vivamente.Do mesmo autor poderá encontrar já publicados em Portugal Alice no País das Maravilhas e O Feiticeiro de Oz, entre outros.

Clique aqui e aqui para ver o livro folheado.

Para aceder ao site oficial de Robert Sabuda, clique aqui.

Magda Costa

sábado, 10 de outubro de 2009

Biblioteca Andarilha

A Biblioteca Municipal de Beja está novamente de parabéns com a Biblioteca Andarilha, integrada no Programa de Leitura em Meio Rural. Trata-se de uma carrinha que percorre todas as freguesias do concelho de Beja.Este serviço pretende criar uma maior igualdade de oportunidades no acesso aos bens culturais e de informação, promover o livro e a leitura junto das comunidades das freguesias rurais e disponibilizar um serviço de apoio e informação à comunidade que inclui a ligação com os serviços centrais da cidade de Beja.

Para aceder ao site da Câmara Municipal de Beja, clique aqui.
Para saber mais acerca da Biblioteca Andarilha, clique aqui.

Ana Tenente

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Livros à Solta na Fundação de Serralves

No passado fim-de-semana terminava a "Feira do Livro Infantil" na Fundação de Serralves. Rumei ao Porto, obviamente entusiasmada com o prometido no site. Vim de lá rica em ideias e muito satisfeita com as acções do Serviço Educativo da Fundação. Mas não com esta Feira que muito pouco tinha do nome: apenas três bancas de reduzida expressão e variedade de títulos e nem uma promoção no que toca aos preços; resumia-se a uma - sempre louvável, diga-se - selecção de obras dirigidas às crianças que se iniciara com a Festa do Outono.
No espaço dedicado ao Serviço Educativo estão expostos os trabalhos realizados com as escolas, entre Maio e Setembro deste ano, no âmbito do projecto "Livros à solta". Num espaço amplo e muito bem organizado, é possível apreciar a dedicação e o envolvimento de professores e alunos na resposta ao desafio colocado: "uma reflexão sobre o conceito de livro de artista e a experimentação a partir deste suporte, numa aproximação às linguagens da arte contemporânea." Os trabalhos estão muito bem executados e revelam um grande empenho, planeamento e criatividade. As peças primam pela busca de originalidade, conseguida com a dedicação e a abordagem de conceitos artísticos.
De alguns trabalhos fazia parte a componente interactiva com recurso a tecnologia caseira mas funcional: é possível ler e construir histórias utilizando placas transparentes que se tornam legíveis sob a luz projectada num ecrã de pano, e ainda explorar os caminhos entre letras fazendo deslocar um íman.
Tal como o anterior, o Projecto com escolas 2009-2010 dirige-se ao público que vai do nível pré-escolar ao ensino secundário, com um funcionamento gratuito e a inscrição prévia no início do ano lectivo. O programa inclui formação de professores, oficinas temáticas (workshops), seminários, visitas à Fundação de Serralves e, mais uma vez, a exposição final dos trabalhos realizados. "Máquinas" é o tema do ano e propõe a reflexão sobre questões relacionadas com a ecologia, a arte e o design.

Ainda que conceptualmente mais afastado dos "nossos" livros infantis, crianças, pais e professores por certo buscarão na leitura a informação necessária para a execução dos seus projectos e, quem sabe, não advirão interessantes e inovadoras propostas de livros electrónicos funcionais e ecológicos, que suportem comunicações artísticas, com sentido literário?

Aguardam-se as intervenções da comunidade e, claro, recomenda-se uma visita aos jardins da Fundação, uma paragem num tempo que convida à leitura.
Por isso mesmo, na "feira" aventurei-me a descobrir De onde vêm as coisas?, da Edicare, com texto de Anne-Sophie Bauman e ilustrações de Émilie Chollat e Robert Barborini. Um bom livro para ler, explorar e partilhar, fora do alcance dos castanheiros, mas com os belos frutos disponíveis ao lado.
Para saber mais sobre o Serviço Educativo do Museu e consultar outras informações no site da Fundação de Serralves, clique aqui.
Para aceder ao site interactivo da ilustradora Émilie Chollat, com versão em inglês e francês, clique aqui.
Para conhecer melhor o trabalho da Edicare clique aqui.

Helena Gonçalves

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Um tubarão na banheira?

Ter um tubarão na banheira pode parecer uma ideia perigosa, mas é exactamente isso que está no centro da nova história contada por David Machado. A verdade é que, como conta o livro, quem nunca teve um tubarão na banheira não sabe a trabalheira que é cuidar dele!

Prometido para dia 7, já deve poder encontrar nas livrarias O Tubarão na Banheira, com ilustrações de Paulo Galindro. Lançado pela Presença, este conto mistura a diversão com o conteúdo didáctico e é uma excelente leitura para os mais novos. A mais recente obra de David Machado surge depois de A Noite dos Animais Inventados, Os Quatro Comandantes da Cama Voadora e Um Homem Verde Num Buraco Muito Fundo, e mantém a garantia de qualidade.

Para além de temas dedicados à literatura infantil, David Machado escreveu já o livro de contos Histórias Possíveis e o romance O Fabuloso Teatro do Gigante.

Veja o Booktrailer aqui, onde encontrará também informações sobre o autor, o livro e a sua promoção.

terça-feira, 6 de outubro de 2009

«Tudo vale a pena se a Mala não é pequena!»

São palavras de Maurício Leite, um arte-educador que decidiu trabalhar com o livro por considerar que a maior pobreza que alguém pode ter é a intelectual. Maurício achou que o melhor contributo que podia dar como arte-educador era trabalhar com a literatura infanto-juvenil, com o intuito de despertar o gosto pela leitura. Tem realizado trabalho nos mais diversos locais do mundo, com especial incidência nos PALOP, levando a sua Mala de Leitura às comunidades que vivem afastadas do livro.

O princípio da Mala de Leitura é responder à questão de como é que uma quantidade pequena de livros pode atingir uma quantidade maior de pessoas num tempo menor, por um custo mais baixo e sendo itinerante. Maurício preocupa-se com os critérios de selecção dos livros, tendo em conta as comunidades às quais se dirige, que tipo de leitor se vai formar e o que pode interessá-lo num primeiro momento.

Na sua opinião, para desenvolver um bom trabalho de formação de leitores não basta querer. É preciso ser um voraz leitor de tudo o que se publica para crianças e jovens e também conhecer os potenciais leitores aos quais se dirigem os livros. Maurício tem como lema “dar o livro certo, para a pessoa certa, na hora certa e sair de perto”.

Clique aqui para ler uma entrevista a Maurício Leite.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

VI maratona da Poesia, em Sintra

Ainda hoje, Vila Alda, junto ao Museu Berardo, em Sintra, acolhe a VI Maratona de Poesia, que teve início a 29 de Setembro.

As primeiras sessões contaram com a presença da escritora Carla Maia de Almeida, dos contadores de histórias Ângelo Torres e Ana Lage, bem como do escritor e declamador José Fanha.

Dia 1 de Outubro, entre as 21h00 e… até que a voz lhes doa, a maratona conta com a presença de inúmeros declamadores, entre os quais Jorge Castro, Pedro Mota, Dulce Teixeira, Jorge Lino, José Fanha e quem mais quiser partilhar o prazer da poesia dita. Nesta sessão estará também presente Rão Kyao, que trará um pouco da magia das suas flautas.

Durante os três dias, o grupo de teatro Tapafuros fez uma peregrinação poética pelos restaurantes de Sintra e S. Pedro. Foram distribuídos poemas em castelhano, francês e inglês aos estrangeiros que visitam a maratona. A entrada é sempre livre.

Sessão de contos em Coimbra

A “Camaleão” é uma associação que muito tem feito pelo conto em Portugal. Para além de todo o trabalho realizado em escolas e bibliotecas de Coimbra e arredores, esta associação propicia formação na área e tem investido fortemente na constituição de um público adulto. Já nos habituou ouvir bons e variados contadores em sessões gratuitas, pelas quais passaram nomes como Cristina Taquelim, António Fontinha, Luis Carmelo, Clara Haddad, Rudolfo de Castro, entre tantos outros.
Outubro dará lugar a Ana Lage - ilustradora de interiores, escultora de palavras. Desde 2006, esta contadora ilustra o interior de quem a escuta, com palavras esculpidas pelo tempo. Amante do conto tradicional, vai buscar a inspiração ao que sente, ouve, lê e vê. Permanentemente maravilhada pelo que a rodeia, tocada pelas pessoas com quem partilha espaços e vivências, Ana é uma apaixonada pela vida.

No dia 1 de Outubro, pelas 22h, poderá escutá-la no Atneu de Coimbra.Para saber mais sobre a “Camaleão”, clique aqui.