domingo, 24 de janeiro de 2010

História com Recadinho

Publicado originalmente pela editora Figueirinhas em 1986, e há muito esgotado, História com Recadinho é o conto de Luísa Dacosta que acaba de integrar a colecção «Obras Completas de Luísa Dacosta para a Infância», da editora ASA. Esta primeira edição na ASA atribui ao livro um formato diferente da primeira, com novas ilustrações da autoria de Cristina Valadas.

“A narrativa estrutura-se em torno de uma bruxinha que decide fugir do reino das bruxas (um «mundo de trevas, árvores mortas e aves agoirentas») para o mundo dos homens (onde havia «tantos brilhos, tantas cores e tantos perfumes»), numa tentativa de encontrar um local onde pudesse «dar largas à sua alegria e ao seu humor benfazejo». Mas, para seu espanto, também o mundo dos homens, apesar da sua beleza exterior, se revelou um mundo de trevas pelo obscurantismo dos seus preconceitos!”

Acerca de Luísa Dacosta

Luísa Dacosta nasceu em Vila Real, a 16 de Fevereiro de 1927. Formou-se na Faculdade de Letras de Lisboa, em Histórico-Filosóficas, curso que começou a frequentar em 1944. No entanto, já na altura se interessava por literatura.

Entre 1968 e 1997 foi professora do Segundo Ciclo do Ensino Básico e, desta experiência, diz dever aos seus alunos o ter ficado do lado do sonho. Isso a tem motivado a escrever para crianças.

Recebeu em 1992 o Prémio Máxima de Literatura, pelo seu livro Na Água do Tempo – Diário. Em 2002, recebeu o prémio Uma vida, uma obra, instituído pela Associação de Jornalistas e Homens de Letras do Porto, com o apoio da Delegação Regional de Cultura do Norte.

Da sua obra para a infância destacam-se os títulos História com Recadinho, Robertices, A Rapariga e o Sonho e O Rapaz que Sabia Acordar a Primavera.

Para conhecer as obras de Luísa Dacosta publicadas pela editora ASA, clique aqui.
Para conhecer um pouco mais acerca da biografia da escritora clique aqui.

Sem comentários: