quarta-feira, 31 de março de 2010

Acções de formação na Biblioteca Municipal do Entroncamento

A Biblioteca Municipal do Entroncamento promoverá, durante o mês de Abril, uma série de ateliers para professores, educadores, técnicos de bibliotecas, animadores, mediadores de leitura, estudantes.

No dia 14 de Abril, entre as 14h30 e as 17h30, a contadora de histórias Elsa Serra desenvolverá o atelier “Ler a valer”, que visa incentivar a leitura, englobando a “leitura em voz alta” como uma forma de expressão intimamente ligada ao texto. Será um atelier em que cada participante irá encontrar e explorar as inúmeras possibilidades de interligação texto/voz e promover o gosto pela leitura em voz alta.

A 30 de Abril, entre as 09h30 e as 17h30, terá lugar o atelier “Construir o Mundo da Leitura”, desenvolvido por Sylviane Angèle Rigolet, Após a realização das acções de formação Viajar no Mundo da Leitura I e II, surge esta formação que terá uma componente mais prática, funcionando como uma oficina de construção de materiais e objectos adaptados às histórias e livros, levando os formandos a efectuar um paralelismo entre o livro e a animação da leitura. O objectivo desta acção será aplicar na prática conceitos, actividades e projectos, não deixando de serem facultados alguns conceitos teóricos essenciais para a realização de uma sessão de animação da leitura.

Para obter informações mais detalhadas, clique aqui.

Sugestão de Ana Mourato

sábado, 27 de março de 2010

Prémio Hans Christian Andersen 2010

Em cada dois anos o mais prestigiado prémio internacional para o livro infantil é entregue pelo IBBY a um autor e ilustrador cuja obra mereça reconhecimento pelo contributo prestado a este campo da literatura. Os vencedores deste biénio foram anunciados na Feira do Livro Infantil de Bolonha e receberão o prémio no congresso "A forza das minorías", do IBBY, em Santiago de Compostela.

A honra coube a dois artistas editados entre nós: o britânico David Almond e a alemã Jutta Bauer. O primeiro conta já com outros importantes prémios (The Carnegie Medal, o Whitbread Children's Book Award ou o Smarties Book Award). Em Portugal, encontram-se quatro títulos da sua autoria, editados pela Presença. A saber: O meu pai é um homem pássaro, Um cantinho no paraíso, O grande jogo e O segredo do senhor Ninguém.

Jutta Bauer é também uma autora galardoada com o prémio German Youth Literature Award. Da sua autoria encontram-se publicados em Portugal os livros Quando a mãe grita e Selma, pela Gatafunho, e A rainha das cores, pela já desaparecida editora A Cobra Laranja.

Folheá-los na livraria mais próxima é sempre um prazer que não deve ser dispensado.

Para mais informações sobre o Prémio HCA 2010, clique aqui.

Sandra Simões

sexta-feira, 26 de março de 2010

Curso de escrita criativa - especial Páscoa

A Escrever Escrever proporciona mais um curso de escrita criativa, que ocorrerá no período correspondente às férias escolares. O programa proposto é o seguinte:

27 de Março
Escrever futebol - jornalismo desportivo
“Um curso para entrar em campo e jogar com as palavras. O desafio é olhar para o desporto Rei através das letras e deixar rolar a bola em textos de cariz desportivo.
Já temos a táctica e agora? Vens vestir a camisola ou ficas fora de jogo?”

28 de Março
Escrita Criativa: 7 aos 11 anos
“Vamos brincar às palavras? Vamos criar uma história? O objectivo é lançar um desafio às crianças, isto é, pré-adolescentes!
Vamos levá-las a sonhar através da escrita, palavras soltas, frases...uma história para levar à cena.”
Escrita Criativa para adolescentes dos 10 aos 14 anos
“As ideias são como as cerejas – apetecem e aparecem umas a seguir às outras. Mas como passar a ideia para o papel? Por que deixamos que elas morram antes de ganhar forma?”

29 a 31 de Março
Escrita Criativa para adolescentes dos 11 aos 15 anos
“Eureka, tenho uma ideia! Vamos dar espaço às ideias desenvolvendo a imaginação e trabalhar o processo da escrita criativa – imaginar, inventar e brincar com as palavras ao longo de quatro sessões, aproveitando e estimulando todos os sentidos na descoberta do prazer da escrita.”

Para mais informações, visite o site da Escrever Escrever, aqui.
Isabel Costa

quinta-feira, 25 de março de 2010

Prémio Bolonha Ragazzi (II)

Com uma indiscutível capacidade artística, o aclamado designer Jeremy Holmes transformou uma já antiga canção de embalar num inesperado e inteligente livro para crianças, o que lhe valeu a atribuição do prémio Opera Prima, na Feira do Livro Infantil de Bolonha 2010. É, sem dúvida, um livro que apetece ter e devorar, não só pela beleza e pelo sentido rítmico do texto, como pelo formato inusitado que apresenta. Acerca de Jeremy Holmes, sabe-se que nasceu em Landstuhl, na Alemanha, e cresceu em Auburn, Nova York. Doutorado pela Tyler School of Art, possui também um bacharelato em Science in Graphic Design, pela Universidade de Filadélfia. É nos objectos inesperados que procura e colecciona que Jeremy encontra fonte de inspiração para o seu trabalho.

Para aceder ao sítio oficial da editora Chroniclebooks, clique aqui.

quarta-feira, 24 de março de 2010

Prémio Bolonha Ragazzi (I)

A história da editora The Creative Company inicia-se em 1932, quando foi fundada pelo visionário George Peterson, em Mankato, Minnesota. Nessa época dava pelo nome de The Creative Educational Society. As suas publicações dirigiam-se sobretudo a professores e estudantes. Entretanto o leque editorial foi sendo alargado e, em 1960, George Peterson Jr. juntou-se a seu pai, criando a Creative Education Inc. Iniciou-se assim uma transformação que deu lugar à edição de livros para crianças que, neste momento, são publicados em diversas línguas.

O título The Riverbank, editado por The Creative Company, foi o vencedor do prémio Bolonha na categoria de Não-Ficção. Com texto de Charles Darwin e ilustrações de Fabian Negrin, esta é mais uma publicação a não perder!

Para aceder ao sítio oficial desta editora, clique aqui.

terça-feira, 16 de março de 2010

Feira do Livro Infantil de Bolonha - 2010

Relembramos que a Feira do Livro Infantil de Bolonha decorrerá nesta cidade, entre 23 e 26 de Março de 2010. Os bilhetes de entrada para este certame poderão ser adquiridos no sítio oficial da Feira, aqui.

Para aceder à página oficial da Feira, clique aqui.

Para obter informações mais detalhadas, poderá consultar o programa aqui.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Prémio de ilustração

A Casa da Leitura anuncia no seu site que “está aberta a 14ª edição do Prémio Nacional de Ilustração, promovido pela Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, que distinguirá um conjunto de ilustrações originais publicadas numa obra infanto-juvenil editada em 2009 em Portugal. Os trabalhos podem ser submetidos até dia 24 de Março.

O valor do prémio é de 5000 euros, mais 1500 euros destinados a pagar uma ida à Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha (de periodicidade anual). É ainda possível a atribuição de duas menções especiais, também no valor de 1500 euros e também destinadas à presença dos trabalhos e respectivos ilustradores na Feira.”

in http://www.casadaleitura.org/

Para consultar o regulamento do Prémio, clique aqui.

quinta-feira, 11 de março de 2010

Câmara Municipal da Amadora lança repto aos avós

De forma a comemorar o Dia dos Avós, no próximo dia 26 de Julho, a Câmara Municipal da Amadora lançou um concurso, denominado “Histórias para Netos”, para a recepção de contos originais, seguindo a estrutura dos contos tradicionais.

Os 20 melhores contos serão publicados em livro/brochura, que será apresentado no dia 26 de Julho.

Podem participar todos os residentes na Amadora, com mais de 55 anos, sendo que os trabalhos devem ser entregues até ao próximo dia 26 de Março.

Os avós, de hoje em dia, já não se distinguem pela idade avançada, pela forma mais ou menos alquebrada do seu corpo ou pelos cabelos brancos. Mas, o papel que desempenham na família e na Sociedade continua a ser igual ao de outros tempos, principalmente no apoio que dão aos pais que, actualmente, trabalham mais horas e se vêem a braços com cada vez menos tempo livre.

No âmbito das iniciativas já desenvolvidas, esta é uma Acção que se inscreve nos objectivos do trabalho desta Autarquia para a população idosa, com vista a estimular a intervenção social e o pleno exercício do direito da cidadania, tendo como principais objectivos:

- Valorizar a pessoa idosa;
- Contribuir para o bem-estar geral da população idosa;
- Criar um ambiente social que possibilite a plena afirmação das capacidades da pessoa idosa;
- Fomentar a criatividade e estimular a imaginação;
- Fomentar a troca de experiências e solidariedades entre duas gerações.

Para as normas da publicação, clique aqui.

terça-feira, 9 de março de 2010

Novos títulos de Luísa Ducla Soares

Luisa Ducla Soares, uma das nossas escritoras mais activas e admiradas, ultrapassou no ano passado a publicação de 100 obras da sua autoria para os mais pequenos.

Agora acabam de sair mais dois títulos para juntar à sua vasta obra.
Provérbios ilustrados é o título de um livro com mais de sessenta provérbios, ilustrados por Luisa Beato.
Comprar, comprar, comprar é o outro titulo com que a autora presenteia os seus leitores, sempre atenta a temas que merecem cuidada atenção; neste caso, o actual consumismo exacerbado que afecta também as crianças.

Neste livro, a autora conta a história de uns pais que, muito preocupados com as atitudes consumistas do seu filho, resolvem oferecer-lhe uma viagem através dos seus aniversários, em vez de todos os presentes que ele pedira. Ao voltar dessa viagem, a criança não só vem totalmente modificada como ainda mostra aos pais e à irmã que afinal também eles são motivo de preocupação. Ilustrada por Maria João Lopes, esta é uma viagem que todos nós devemos fazer.

Foi recentemente publicado no site Casa da Leitura um vasto dossier sobre Luísa Ducla Soares, na secção "Vida e Obras". Aconselho a sua consulta, aqui.

Sandra Simões

domingo, 7 de março de 2010

Acontece na Biblioteca Municipal de Oeiras

No próximo dia 12 de Março, a Biblioteca Municipal de Oeiras contará com a presença dos contadores de histórias Cristina Taquelim e Luis Carmelo, para mais uma sessão de contos.
A não perder, pelas 21h30.

Sandra Simões