quarta-feira, 29 de setembro de 2010

KIDIDOC

Editada pela Edicare Editora, recomendada para crianças a partir dos 4 anos, a colecção KIDIDOC é factual, mas divertida, e para ler também com as mãos.

Trata de temas para aprender e brincar com as páginas animadas: rodelas para girar, abas para espreitar, envelopes para abrir e muitas outras surpresas para descobrir, tudo com um propósito educacional e não meramente decorativo.

Para visitar o site da Edicare e conhecer melhor as propostas Kididoc, clique aqui.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Escrita criativa no campo

Sabemos que é em cima da data, mas há sempre tempo para planear o tempo a dedicar à escrita criativa e a um fim-de-semana bem diferente.

A quem se destina este fim-de-semana, que começa dia 1 de Outubro?

A todos os que querem experimentar o prazer da escrita explorando o meio envolvente e aproveitando todos os recursos: os interiores e os exteriores.

A todos os que se interessam em explorar a ideia das ideias, e a quem ainda não está convencido de que a escrita tem lugar a qualquer hora e em qualquer lugar.
Os que já sabem disto tudo, também são bem-vindos!

Venham daí descobrir a Escrita no Campo: uma experiência de escrita criativa tão saudável que vão querer repetir! Dos 12 aos 120 anos!

Para mais informações clique aqui.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Curso de Pós-Graduação em Livro Infantil

Estão (re)abertas as inscrições para o Curso de Pós-Graduação em Livro Infantil, na Faculdade de Ciências Humanas da Universidade Catolica Portuguesa, em Lisboa. A data limite é o dia 8 de Outubro e o curso terá início no dia 25 do mesmo mês.

Para mais informações clique aqui.

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mimos e Livros à mão de semear


A partir do dia 2 de Outubro, as Bibliotecas Municipais de Lisboa oferecem um conjunto de acções de sensibilização à leitura para famílias com o seguinte programa:

Acções de sensibilização à leitura:
- Cada acção é composta por 10 sessões, quinzenais, aos sábados.
- As inscrições são limitadas ao número de participantes.
- Os participantes serão inscritos de acordo com a idade e a data de recepção das fichas de inscrição.
- Público-alvo: crianças dos 9 meses aos 3 anos, acompanhadas de um adulto muito especial (mãe, pai, irmão, irmã, tia, tio, avó, avô, etc).
- Calendário: início da 1ª acção no dia 2 de Outubro de 2010 10h30 [Inscrição obrigatória]

Mais informações e inscrições: Bibliotecas Municipais Orlando Ribeiro (Tel. 217549030) e Penha de França (Tel. 218160750).

Clube “À roda dos livros”:
Estes clubes têm como objectivo fomentar vários encontros entre os adultos participantes nas acções de sensibilização e profissionais que desempenham funções em distintas áreas da infância: Leitura, Psicologia e Pediatria, fomentando o diálogo e a partilha de ideias e experiências.
- Público-alvo: famílias que participam nas acções de sensibilização

Programa “Ler em família”:
O programa “ler em família” disponibiliza sacos temáticos, de diversos géneros e suportes, destinado a crianças até aos 5 anos. Cada saco contém 4 livros, fichas com sugestões para exploração de histórias e um diário de bordo.
“Cheira tão mal!”, “Hora da paparoca”, “Fazer ó ó”, “Sem palavras” e “Histórias que embalam” são os sacos que estarão disponíveis para empréstimo domiciliário.
- Calendário: início em Novembro de 2010
- Locais: BM Camões, BM Olivais; BM Orlando Ribeiro e BM Palácio Galveias.

Pode acompanhar as actividades também através no Facebook. Para tal, clique aqui.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Recolectores de palavras - Ateliê

Com as inscrições a terminar já neste dia 21 de Setembro, a Biblioteca Municipal Camões, No dia convida pais, amigos, crianças, gente mais velha e namorados para, já no dia 25 de Setembro, se tornarem coleccionadores. Uma pesquisa pelo Largo Camões, recolhendo palavras, interpelando pessoas, lendo sinais e registando possíveis ilustrações.

Uma oficina de construção poética na qual os participantes vão “coleccionando” palavras perdidas nas ruas, praças, jardins. Esta iniciativa que tem como objectivo promover o trabalho em grupo é indicada a partir dos 8 anos de idade.

A concepção e realização desta oficina é de Miguel Horta.
Os interessados podem-se inscrever até ao dia 21 de Setembro.

Para mais informações e acesso à ficha de inscrição clique aqui.

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Brincar com Coisas Sérias

O novo livro de metáforas de Margarida Fonseca Santos e Rita Vilela já chegou às livrarias e chama-se Brincar com coisas sérias.

O lançamento oficial acontecerá dia 16 de Setembro, às 18h30, na Livraria Barata - Av. de Roma, em Lisboa, com a apresentação de Adelaide de Sousa.

Para conhecer a agenda das apresentações ao vivo, clique aqui. Vale bem a pena!
Para aceder à sinopse, com imagens para ampliar, no blogue das autoras, clique aqui.




quarta-feira, 1 de setembro de 2010

O conto como mediador do desenvolvimento emocional

A 23 de Outubro realiza-se o workshop Ouvir o falar das letras - O Conto como mediador do desenvolvimento emocional, no ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa.

A formação tem como objectivo:
- Identificar as potencialidades expressivas, mediadoras e transformadoras do conto para o desenvolvimento psico-afectivo e social;
- Dar a conhecer um projecto de intervenção com crianças, pais e educadores, utilizando o conto infantil como mediador e espaço continente para o desenvolvimento emocional: Ouvir o Falar das Letras.

Destina-se a Psicólogos e psicoterapeutas e aos finalistas do mestrado integrado de Psicologia.

As formadoras são:

Ana Mourato
Mestre em Educação e Leitura, com Pós-Graduação em Livro Infantil. Psicóloga Educacional, frequência da formação de especialidade em Psicoterapia pela Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica, Animadora do Projecto OFL – Ouvir o Falar das Letras

Teresa Sá
Psicóloga clínica e Psicanalista, Mestre em Psicologia Clínica do Desenvolvimento, Docente na Escola Superior de Educação de Santarém e animadora de grupos Balint/Psicanálise e Educação.

Os formandos terão acesso a um certificado em Ouvir o Falar das Letras. O Conto como Mediador do Desenvolvimento Emocional desde que frequentem todas as sessões, uma vez que se trata de formação presencial.

Para mais informações clique aqui.