sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Shadow

Carvão sobre folha branca. Amarelo. São estes os elementos-cor usados para dar vida a Shadow, um dos mais recentes livros da coreana Suzy Lee, editado pela Chronicle Books em Agosto deste ano.

A aclamada artista, autora de livros como Onda e Espelho (recentemente publicados em Portugal), usa simplesmente estes elementos e a força do seu desenho para captar e transmitir ao leitor o poder e o prazer que a imaginação infantil contém. Mantendo a sua tradicional simplicidade, as ilustrações de Lee baseadas apenas em duas sombras de cor, apresentam uma aventura que começa e termina com um “click” de um interruptor de luz. Mais um livro a não perder!

Para aceder ao site de Suzy Lee, clique aqui.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Popville

O oitavo título publicado pela editora Bruaá está aí, pronto a ser literalmente explorado!

Popville é um livro que surgiu contracorrente, num momento em que alguns autores parecem não resistir à tentação de construir livros-espectáculo, fazendo com que cores, formas e volumes se atropelem até não haver espaço para silêncio e respiração nas suas páginas. Conforme pode ler-se no blogue desta editora, é talvez na rara sobriedade e elegância gráfica revelada que os autores Anouck Boisrobert e Louis Rigaud escondem o segredo do seu sucesso.

"Uma metamorfose feita de cores e volumes sóbrios, num verdadeiro documentário gráfico sobre a construção de uma comunidade que depois de nos oferecer o seu coração, o seu núcleo inicial, na primeira página, nos convida, algumas páginas mais à frente, a experienciar o frenesi de uma grande metrópole, com as suas inúmeras ruas, caminhos-de-ferro, fábricas, estações e prédios. No final, o carácter poético do texto de Joy Sorman cumpre sabiamente um papel de continuidade e complementaridade com aquilo que acabamos de assistir: uma viagem pelo tempo, uma curta-metragem onde cada leitor define o seu guião e a sua banda sonora, à medida que cidade cresce e ecoa em si." (in http://www.bruaa.pt/popville.html)

A não perder - dizemos nós!

Acerca dos autores:

Anouck Boisrobert é licenciada pela Escola Superior de Artes Decorativas. Apesar de estar ainda em início de carreira, Anouck é já uma promissora ilustradora que tem participado em diversos projectos

Louis Rigaud licenciou-se também na Escola Superior de Artes Decorativas de Estrasburgo. Popville é o seu primeiro livro, publicado em 2009.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

O Mundo à Minha Volta - Colecção Gailivro

"A toda a minha volta há mundo. Eu sou mundo mas o mundo é também os outros e por isso temos que saber viver com eles, em harmonia e com respeito por todos e por tudo o que nos rodeia. Só assim podemos ser felizes e ter um amanhã onde o Sol continue a nascer para este milagre diário que é a vida no nosso cantinho do Universo. O Mundo à Minha Volta é uma colecção de histórias de autores Portugueses que pretende ensinar pequenos e grandes a viver em harmonia consigo, com os outros e com o planeta. Junta-te a estes autores e vem descobrir como todos podemos viver num mundo melhor."

Para já, a colecção é composta pelos seguintes:

Querer, Ser, Ter, Poder, Dever: O Que Fazer?, de Ana Nobre de Gusmão
A Melhor Condutora do Mundo, de António Mota
A Pior Amiga, de Fernando Carvalho
O Meu Amigo Zeca Tum-Tum e os Outros, de José Fanha
A Árvore dos Rebuçados, de Rosário Alçada Araújo

Sandra Serra foi a fenomenal ilustradora desta colecção.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

16.º Encontros Luso-Galaico-Franceses do Livro Infantil e Juvenil

Para anotar já na agenda (em breve traremos mais novidades sobre o programa).

Voltam a realizar-se, em Novembro, os Encontros Luso-Galaico-Franceses do Livro Infantil e Juvenil. Como no ano passado, esta 16.ª edição realizar-se-á na Biblioteca Municipal Almeida Garrett, no Porto, e contará com a presença de investigadores, escritores, ilustradores, e todos os interessados neste nosso mundo da literatura para os mais novos. Confirmada está a presença da escritora Ana Saldanha.

A reter os dias 12 e 13 de Novembro como dias plenos de actividades enriquecedoras, das 9h às 20h.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Hugo Cabret (2011)

Há pouco mais de um ano, a Gailivro brindou-nos com um excepcional objecto, muito para além dum livro, muito para além de uma história ilustrada: A Invenção de Hugo Cabret, por Brian Selznick. Foi, e continua a ser um deleite passear os olhos pelas páginas primorosamente ilustradas a carvão, à medida que nos vamos deixando envolver pela brilhante narrativa.

Há pouco menos de um ano começaram as negociações e a adaptação desta obra de arte para o cinema. Com um argumento de John Logan (responsável também por títulos notáveis como O Gladiador, O Aviador e, mais recentemente Sweeney Todd – O Terrível Barbeiro de Fleet Street) e a direcção do oscarizado Martin Scorsese (The Departed), o filme Hugo Cabret encontra-se já em pós-produção depois de filmagens intensas que decorreram entre Paris e Surrey, no Reino Unido.

O elenco conta com Asa Butterfield (O Rapaz do Pijama às Riscas), como Hugo Cabret; tem ainda a participação de Ben Kingsley, Sasha Baron Cohen, Jude Law e Chloe Moretz, como Isabelle.

Daqui a pouco mais de um ano, será a sua estreia. Este distanciamento é um óptimo reforço à leitura. Recordamos que A Invenção de Hugo Cabret, de Brian Selznick, está editado em Portugal pela Gailivro.

Para mais informações sobre o livro, clique aqui ou aqui.

Fernando Carvalho

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

50.º Aniversário do Urso Paddington

"O Urso Paddington apareceu pela primeira vez em 1958. Acabado de chegar do longínquo Peru, é adoptado pela família Brown, que o encontra numa estação de caminhos-de-ferro. Cheio de boa vontade, mas propenso a meter-se em trapalhadas, as suas histórias encantaram várias gerações e tornou-se um clássico da literatura infantil. Em O Regresso de Paddington, escrito para comemorar os seus 50 anos, o corajoso ursinho continua a surpreender-nos com as suas divertidas aventuras."

in Editorial Presença

Para mais informações, visite o site oficial do Urso Paddington aqui.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Orfeu Mini convida «Pequenos Inventores»

É já no próximo sábado, dia 23 de Outubro, que a Orpheu Mini, vai proporcionar ao seu público infantil, uma actividade para "Pequenos Inventores", pela mão de Susana Alves. Esta iniciativa é dedicada às crianças dos 4 aos 8 anos de idade - o que nos deixa a todos com uma enorme vontade de voltar a ter 7 anos para podermos participar em tal momento criativo.

Tudo decorrerá no contexto das Livrarias Bulhosa: às 11h30 na Bulhosa de Campo de Ourique e às 16h30 na Bulhosa do Oeiras Parque.

O livro O Pequeno Inventor, de Hyun Duk (texto) e Cho Mi-ae (ilustrações), deu o mote para este grande momento Orpheu Mini.

«Gostas de inventar jogos, construir brinquedos e descobrir como funcionam as coisas à tua volta? Então convidamos-te a vir conhecer o Noma, um pequeno inventor que decide construir, com a ajuda de cola, tesoura e uma régua, o seu próprio brinquedo: um comboio. À tua espera estará uma história nova e tudo o que precisas para construir com as tuas próprias mãos…um avião! São 50 minutos de engenharia inovadora, orientados pela Susana Alves.»