terça-feira, 30 de novembro de 2010

Novidades Quidnovi na Bulhosa

A novíssima Papa-Livros

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

“Formar leitores para ler o mundo”

Encontram-se publicadas as actas do congresso internacional de promoção da leitura “FORMAR LEITORES PARA LER O MUNDO”, ocorrido na Fundação Calouste Gulbenkian em Janeiro de 2009.

O congresso teve como linha orientadora a formação de leitores competentes. Procurou-se abordar temas ligados a políticas, estratégias, metodologias e instrumentos para a formação de novos públicos leitores. Objecto de reflexão foram também temas como a literatura infanto-juvenil, as questões teóricas da leitura enquanto processo cognoscivo e as boas práticas e estratégias de promoção da leitura em diversos países.

Para saber mais, clique aqui.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

“Cantar juntos 2”

A Associação Aprender em Parceria – A PAR – lançou o segundo livro de canções e rimas para crianças no passado dia 16 de Novembro.

Estão, assim, disponíveis mais vinte e sete canções e outras tantas rimas, especialmente criadas para as crianças e seus cuidadores. O livro e o CD estão à venda na Fundação Calouste Gulbenkian.

Para saber mais acerca do trabalho desta associação, clique aqui.

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Festa do Livro na Gulbenkian

Entre 25 de Novembro e 23 de Dezembro de 2010 é possível comprar livros a preços convidativos, na Loja do Museu da Fundação Calouste Gulbenkian, entre as 10h e as 20h.

Para saber informações mais detalhadas, clique aqui.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Extinção da DGLB

Deixamos um alerta para a extinção da Direcção Geral do Livro e das Bibliotecas, que poderá ser impedida através da intervenção de cada um de nós na petição que está disponível on-line aqui.

No blogue O Bicho dos Livros, Andreia Brites apresenta claramente os inúmeros motivos que justificam a assinatura desta petição, uma vez que a DGLB é uma pedra basilar no trabalho junto das comunidades que se querem leitoras. Pode consultar o blogue aqui.

Para conhecer aprofundadamente o trabalho desenvolvido pela DGLB, clique aqui.

Magda Costa

sábado, 13 de novembro de 2010

LETRARIA

Excelentíssimos todos, temos a honra de vos apresentar a LETRARIA, a nova livraria no Centro Comercial Dolce Vita em Miraflores - Lisboa, no piso do rés-do-chão.

A livreira é Sandra Simões, uma colega da primeira turma do curso de Pós-Graduação em Livro Infantil. Profundamente conhecedora do mercado livreiro e, em particular, das edições para crianças, contem com a Sandra para vos orientar e aconselhar sempre que precisarem e para ficarem a par das novidades e futuros lançamentos. Abram uma ficha de cliente e encomendem, ou deixem reservados, os livros que desejam ou precisam.

Acima as sugestões de montra da LETRARIA no que respeita aos livros infantis e juvenis, e o cantinho dedicado aos mais pequenos onde podem folhear ou simplesmente estar rodeados de livros.
O restante espaço é ocupado por todos os tipos de livros, jogos, puzzles e um sem-número de apetitosas ofertas para todas as idades.

A Sandra já planeou um conjunto de acções para contribuir para o movimento e a expansão do panorama dos livros em Portugal. Aguardam-se momentos bem passados por lá!

Parabéns à nossa livreira no meio dos livros.
Aqui está a Sandra na sua LETRARIA:

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Le petit chaperon rouge



Esta é uma versão da história tradicional Capuchinho Vermelho, sem texto e aproximada à de Charles Perrault – com fim trágico. As ilustrações parecem feitas com peças de Lego, a preto e branco. E vermelho, como seria de esperar!

Todo o interesse do livro reside na sugestão de leitura(s) dada pelas imagens, bem como no final desta história, no qual a Capuchinho é comida pelo lobo e… fim!

Le petit chaperon rouge pode ser encomendado aqui.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Cantar Juntos

A Associação Aprender em Parceria – A PAR - constitui um projecto de educação em parceria com pais e/ou cuidadores e suas crianças. Este projecto, que teve início em Maio de 2006, é inspirado no Projecto Peers Early Education Partnership, criado em Inglaterra em 1995 na cidade de Oxford, com o objectivo de melhorar as oportunidades de vida das crianças residentes em áreas de intervenção prioritária. Pretende promover a criação de vínculos afectivos estáveis bem como a predisposição para a aprendizagem em geral.

A Associação A PAR tem vindo a implementar este projecto em bairros onde existem graves problemas de pobreza e abandono escolar, que contribuem para o baixo nível de iliteracia das populações, bem como dificuldades de numeracia e baixos níveis de auto-estima.

A série Aprender Juntos constitui um conjunto de materiais elaborados por uma equipa de psicólogos, músicos e especialistas em educação da infância e tem destina-se a pais e/ou cuidadores (que podem utilizá-los em casa como suporte da aprendizagem das crianças);
profissionais que trabalhem na área da educação da infância; outras pessoas que tenham a seu cuidado crianças dos zero aos cinco anos de idade.

As canções e rimas são elementos centrais do Projecto A PAR, tanto pela sua importância no desenvolvimento da linguagem das crianças, como pelo enorme contributo que podem dar à sua aprendizagem. Deste modo, a Associação pretende publicar uma série de 4 livros e 4 CDs com canções e rimas:

- Cantar Juntos 1 (0 aos 3 anos), que já se encontra publicado;
- Cantar Juntos 2 (3 aos 5 anos) – cujo lançamento será no próximo dia 16 de Novembro, na Fundação Calouste Gulbenkian;

- Cantar Juntos 3 ( 0 aos 3 anos);

- Cantar Juntos 4 (3 aos 5 anos).

O livro Cantar Juntos 1 incluí um conjunto de 27 canções (canções tradicionais infantis e canções de autor) e 20 rimas tradicionais portuguesas, seleccionadas e/ou criadas para serem cantadas a bebés desde o seu nascimento até aos três anos de idade. O livro está organizado em sete capítulos e cada um deles apresenta uma nota introdutória com algumas sugestões que podem ajudar a criar contextos lúdicos.

Clique aqui, para ficar a conhecer melhor este projecto.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Atelier para pais e filhos com Javier Sáez Castán


Acontece no próximo dia 6 de Novembro, na Bichinho de Conto, em Óbidos.
Para mais informações clique aqui ou sobre a imagem para ampliar os detalhes.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Sir Ken Robinson - TED Talks

Sir Ken Robinson: Bring on the learning revolution!


Sir Ken Robinson: Collaboration in the 21st Century


Só encontramos a versão em inglês, sem legendas, de mais duas excelentes intervenções de Ken Robinson, para além da que já apresentámos aqui no blogue.