terça-feira, 26 de julho de 2011

3.º Ciclo Internacional de Leitura Animada

Pelo terceiro ano consecutivo a Livraria Histórias com Bicho coloca à disposição dos seus leitores, uma proposta de actividades para animar o verão.

Uma programação de qualidade, que prima pela criatividade com que a Leitura se apresenta.

André Letria, Rita Redshoes, Margarida Botelho, Marina Palácio, Javier Sáez Castán, Fernanda Fragateiro, Cristina Taquelim, Raquel Oliveira, Charo Pita, António Fontinha, Manuel Sevillano, Liberdade, são alguns dos nomes que compõem o elenco desta terceira edição.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Escolha de manuais

Depois de muitas análises cuidadas, de avaliações positivas e negativas, já estão seleccionados os manuais escolares para o próximo ano lectivo que principiará em setembro. E este será um ano carregado de mudanças.

As editoras têm-se esforçado por apresentar formatos inovadores que se rodeiam de materiais que enchem os olhos aos docentes e lhes toldam o julgamento na altura de escolher "os melhores".

A Orfeu Mini não é uma editora de manuais escolares, nem pensamos que tenha esse desejo secreto. Mas este GRANDE livro consegue o que muitos nem sequer perspectivaram. Para usar na sala de aula, ou não. Para aprender ou recordar, o Caderno de Pintura para Aprender as Cores, de Pascale Estellon apresenta-se como um livro de actividades com uma premissa muito simples: aprender a trabalhar as cores. Premissa que se desenvolve desde a consciência da gama primária até alcançar noções de cores quentes e frias e de coordenação cromática.

Nada é deixado ao acaso neste livro (quase manual de iniciação à pintura em expressão plástica): há um guia de materiais e até conselhos para perfeccionistas.

E a capa de borracha que protege o caderno - com o seu perfume inconfundível - vai trazer-nos a memória dos verões quentes em que flutuamos na água nas nossas bóias, quando lá fora já estiverem as outras estações ao portão. Vai ser verão para sempre.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Aquilino Ribeiro intemporal

Está de volta o livro infantil em verso de Aquilino Ribeiro, com ilustrações de Maria Keil. Foi a última obra publicada em vida do autor, contendo material inédito. Depois de muitos anos indisponível eis que a Bertrand a volta a editar.

"Conjunto de lengalengas e toadas infantis em prosa rimada, de características muito rurais, destinadas à sua neta: Mariana.

A memória do narrador oferece imagens marcantes como o despertar da Natureza numa manhã de sol, a confecção do pão, os ovos da galinha pedrês, o canto do rouxinol, a beleza do prado na Primavera, a raposa, o burro a caminho do mercado, os bezerros que pastam no lameiro, o arraial popular, a joaninha, a liberdade que se respira no campo, o apanhar grilos, o ir aos ninhos e enriquece-as com rimas infantis que conhece.

A partir da comparação da vida com um rio, fala-nos da chuva, da neve, da caça, do trabalho do pastor e recorda fábulas, a Nau Catrineta e outras histórias da sua infância." - Casa da Leitura

terça-feira, 19 de julho de 2011

Gatas Borralheiras e similares

Brilhante é o que temos a dizer sobre o mais recente trabalho de Francisco Vaz da Silva.

Gata Borralheira e Contos Similares é o primeiro livro de uma colecção de sete que traz consigo uma investigação meticulosa no campo dos contos maravilhosos europeus. Uma obra que certamente se tornará imprescindível para a compreensão da literatura que nos diz respeito.

Neste primeiro título da colecção Contos Tradicionais Europeus, Francisco Vaz Silva leva-nos numa viagem à volta do mundo e dá-nos a conhecer as inúmeras versões dum conto tradicional icónico. As Gatas Borralheiras da China, de Itália, da Suécia, vão povoar o nosso imaginário graças a este livro que recomendamos vivamente. Fantástico!

Francisco Vaz Silva é professor do Instituto Universitário de Lisboa e investigador no Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Universidade Nova de Lisboa, com um currículo internacional que toca diferentes continentes.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ilustrarte 2012

A bienal Ilustrarte, que se realizará no próximo ano, já está à borbulhar! O alerta é feito aos ilustradores de todo o Mundo que enviem os seus originais até ao próximo dia 30 de Setembro.

De recordar que a Ilustrarte reúne na cidade de Lisboa, de dois em dois anos, escritores e ilustradores, leitores e o mundo para uma enorme mostra e um ponto de encontro cultural.

No próximo ano, a Ilustrarte viajará até à Bélgica, depois do seu encerramento em Lisboa. Isto deve-se a uma interessante parceria com Academia Real de Belas Artes de Ghent.

Para conhecer o regulamento da Ilustrarte 2012, clique aqui.
E aqui fica a ficha de inscrição.

terça-feira, 5 de julho de 2011

A Flauta Mágica no Castelo

Na segunda edição das NOITES DE ÓPERA do Castelo de S. Jorge, chega-nos A Flauta Mágica de Mozart, na versão portuguesa de Alexandre Delgado.

Nos dias 6, 7, 8 e 9 de Julho, às 22 horas, as histórias de amor de Tamino e Pamina, de Papagueno e Papaguena, contarão com o cenário natural do Castelejo e com a Companhia de Ópera do Castelo.

NOITES DE ÓPERA | A FLAUTA MÁGICA
6, 7, 8 e 9 JUL | 22H00 | Castelejo
M/4 | € 7,50 (adulto) e € 5,00 (criança até 10 anos)

Desde a sua estreia num modesto teatro de Viena, em 1791, A Flauta Mágica de Mozart foi sempre uma ópera que cativou as sensibilidades dos espectadores dos mais variados estratos sociais e formações culturais. Para os adultos representa uma mensagem política que traduz os ideais iluministas e maçónicos partilhados pelo compositor e pelo autor do libreto (Schikaneder) e uma história de amor e poder que traduz bem uma mensagem de vida: as dificuldades que o amor e que os propósitos genuínos têm de passar até à sua concretização. Para as crianças, a sua história de encantar típica da tradição do conto de fadas, a beleza expressiva e simplicidade únicas da sua música, criam um fascínio irresistível, tornando-se A Flauta Mágica um instrumento particularmente eficaz na sensibilização das crianças e do público em geral ao universo operático.

A versão apresentada é em português e da autoria de Alexandre Delgado - compositor, maestro, musicólogo e um divulgador apaixonado da música erudita no nosso país e a recriação musical para agrupamento de câmara é do compositor italiano Tiziano Manca. Manca não se limitou a realizar uma simples redução de efectivos, mas antes substitui a maior parte do núcleo das cordas (o maior numa orquestra) por sopros da família dos metais, incluindo o trompete, que era pouco usado no século XVIII, e o saxofone, que não existia. São estes novos instrumentos que conferem uma nova cor, mantendo toda a energia e textura originais – uma sonoridade colorida, mas mais íntima. Este espectáculo conta ainda com um elenco de jovens cantores portugueses e com uma releitura e construção cénica lançando uma ponte entre o passado e o mundo contemporâneo da autoria da dupla luso/canadiana formada pelas encenadoras Caroline Bergeron e Catarina Santana.

COMPANHIA DE ÓPERA DO CASTELO

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Ateliês de Verão na Biblioteca Municipal do Entroncamento

Este projecto de promoção da leitura e da escrita da Biblioteca Municipal será composto por diversas actividades de animação que irão proporcionar aos participantes momentos de aprendizagem e lazer.

As acções serão efectuadas no seguimento das actividades que foram realizadas em anos anteriores e visam transmitir conhecimento às crianças de uma forma lúdica e interactiva.

Cada sessão terá a duração aproximada de uma hora e meia (das 10h00 às 11h30) e poderá contar com a participação de cerca de 20 crianças.

De entre as actividades a realizar destacamos as seguintes: Jogos, histórias e tradição (ateliê/jogo pedagógico), Bibliotrivial (jogo pedagógico), Volta ao mundo em 80 minutos (jogo pedagógico), À descoberta de Portugal (jogo pedagógico), Jogos do mundo (ateliê/jogo pedagógico), Caça ao livro (ateliê /jogo pedagógico), Olimpíadas culturais (jogo pedagógico), Vamos brincar ao teatro (Ateliê) e Maleta dos livros (ateliê).

Este ano o projecto destina-se às crianças entre os 6 e os 12 anos, das instituições educativas do concelho, segundo marcação prévia. Para tal as instituições interessadas só têm de entrar em contacto com os nossos serviços e procederem à respectiva inscrição.

As inscrições são gratuitas e podem ser efectuadas desde já nas instalações da BME, pelo telefone 249720400 ou através do e-mail da biblioteca: biblioteca@cm-entroncamento.pt

O projecto decorrerá às terças, quartas e quintas-feiras, durante todo o mês de Julho e entre 23 e 31 de Agosto 2011.

Na BME as crianças aprendem de forma divertida.