terça-feira, 24 de março de 2009

Tamer Institute ganha prémio ALMA

A Fundação Astrid Lindgren destacou "a persistência, a coragem e a riqueza de ideias" com que o Instituto tem estimulado o gosto pela leitura das crianças e dos jovens palestinianos.
"Em condições difíceis realizam um trabalho de fomento da leitura com amplitude e diversidade raras. Seguindo o espírito de Astrid Lindgren, o Instituto Tamer vê o poder da palavra e do livro, a força da narrativa e a fantasia como chaves para a coragem, a auto-estima e a tolerância", lê-se na acta do júri.

Criado em 1989 o Instituto Tamer é uma organização independente que actua nos territórios autónomos de Gaza e da Cisjordânia através de oficinas de escrita, narração, drama e conversas sobre livros para crianças e jovens.

Fornece também livros infantis às bibliotecas, forma bibliotecários e realiza uma campanha nacional anual de formento da leitura entre crianças.
O prémio, a que se apresentaram 153 candidatos de 60 países, será entregue pela princesa Victoria da Suécia em cerimónia a realizar no Konserthus de Estocolmo no dia 2 de Junho.
O Prémio de Literatura em memória Astrid Lindgren (ALMA), no valor de cinco milhões de coroas suecas (621.000 dólares), reconhece autores, ilustradores e iniciativas que incitem à leitura, segundo as ideias defendidas pela criadora da "Pipi das meias altas".

O objectivo do prémio é potenciar e aumentar o interesse pela literatura infantil e juvenil em todo o mundo e apoiar o direito das crianças à cultura no âmbito global.
O galardão foi instituído em 2003 pelo governo sueco, um ano depois da morte de Astrid Lindgren.

Entre os premiados em edições anteriores contam-se o Banco do Livro da Venezuela (2007) e a australiana Sonya Hartnett (2008).
RMM. Luas/fim
(Texto citado do site da RTP1)


Para aceder ao site do Instituto Tamer clique aqui.
Para aceder ao site do Astrid Lindgren Memorial Award clique aqui.

Sem comentários: