quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Formação Avançada em Revisão e Edição de Texto

Quem é o profissional de revisão hoje? 

É inegável que o futuro do revisor não pode manter-se dentro dos velhos moldes a que tem estado sujeito nas últimas décadas, obstinadamente preso ao papel e à "caça à gralha", e alimentando uma desajustada reverência ao conceito de autoria, tradicionalmente considerada intransponível e intocável. 
O panorama editorial tem vindo a mudar, levando a repensar não só os conceitos de autoria e de escrita, mas também o lugar e a dimensão do revisor, a quem cada vez mais explicitamente se atribui o papel de mediador de processos de linguagem, "afinador" de intenções, "facilitador" de discursos...

Pode ler mais informações sobre este curso aqui

1 comentário:

Ana disse...

Olá! Sou Brasileira e estou considerando pioneira a iniciativa da UCP em elaborar cursos de formação voltados para aqueles que trabalham de alguma forma com o livro, principalmente os infantis e juvenis. Gostaria de poder trocar informações com vocês de Portugal, pois acredito que as similiaridades - na língua e nas relações tão próximas entre os dois países - podem contribuir bastante para a evolução da área. Sou livreira e sugiro que vocês abram tópicos também sobre livrarias. Gostaria de conhecer quais são as top em Portugal. Não podemos deixar de dar a devida importância a elas, pois como um grupo coeso, sabemos que a inter-relação entre os diversos setores da área é de extrema importância para que este processo evolutivo aconteça com maior rapidez. Abraços a todos!

Ana Paula Esteves