Ainda a digerir a maravilha, a complexidade e a grande satisfação de ter participado no Congresso Internacional “Formar Leitores para Ler o Mundo” organizado pelo portal Casa da Leitura que decorreu na Gulbenkian, nos dias 22 e 23 deste mês, atrevo-me a dizer que o tema dá pano para postes.
Distribuído por três painéis diferentes: Literatura para a Infância e Formação de Leitores, Estratégias de Leitura e Compreensão Leitora e ainda Projectos de Promoção da Leitura, o congresso contou com a presença de especialistas nestas áreas como Peter Hunt, Lawrence Pipe, Sandra L. Beckett, Maria Nikolajeva, Pep Duran, Michel Fayol, Teresa Colomer e António Nóvoa entre outros notáveis. Que delícia o humor e a sabedoria de Savater!
Durante dois dias, cheios de muita gente e ainda mais ideias, foram analisadas estratégias, métodos, políticas e ferramentas para a formação de novos e competentes leitores, embora muito tenha ficado por dizer e mais ainda terá que ser feito. A análise certeira e concisa feita por uma das nossas colegas de curso aqui, merece atenta reflexão.
Estamos no princípio, disso temos a certeza. Mas com perseverança, optimismo e muito trabalho iremos conseguir ajudar a formar leitores para ler este mundo!
Não posso deixar de sublinhar e reiterar o apelo que Peter Hunt formulou aos media: “Por favor, tomem-nos a sério, muito a sério.” É que não andamos aqui a brincar, ai não, não!
Isabel Costa
Sem comentários:
Enviar um comentário