sábado, 11 de abril de 2009

A Menina e a Árvore de Pedra

A escritora Riita Jalonen e Kristiina Louhi, ilustradora, formam a dupla finlandesa que assinou Tyttö ja naakkapuu (The Girl and the Rock Tree), editado pela Tammi. Em 2004, foram distinguidas com o Prémio Júnior da Finlândia para melhor livro infantil. A história de uma menina que perde o pai conseguiu comover então o júri, Jukka Kajava, um conhecido crítico de teatro e televisão: «Apesar do tema ser triste, o livro enche-nos de esperança e prende-nos até ao fim, acompanhando com entusiasmo a história de sobrevivência corajosa da criança», explicou.

Neste livro, o primeiro de uma trilogia, as autoras debruçam-se sobre a dor da perda da menina, enquanto no segundo acompanham a sua evolução e os seus esforços para a superar. Já no terceiro, vemos renascer uma nova menina, feliz, empenhada intensamente na sua nova vida mas mantendo, contudo, as boas memórias do pai.

Na Feira do Livro Infantil de Bolonha podíamos encontrar os três livros, apesar de não ser possível comprá-los. Aguardemos, com esperança, que cheguem a Portugal.

Isabel Costa

1 comentário:

Heloisa disse...

porque voce nao conta essas historia