quarta-feira, 8 de abril de 2009

Ovos da Páscoa com Manuela Bacelar

Esta semana, no nosso curso, tivemos uma conferência dada pela ilustradora e escritora Manuela Bacelar. Contou-nos histórias de vida e de livros. Do seu encantamento pela liberdade de expressão na Checoslováquia, por onde passaram os seus estudos. Entrega-se de corpo e alma, destemida nas questões que coloca sobre tudo o que rodeia os livros que faz. Livros infantis, para crianças, para adultos? Questões filosóficas, logísticas, financeiras, mas sempre pragmáticas, sempre com intenção de fazer alguma coisa pelos livros, pela leitura, pela literacia, e dar sentido ao seu plano de acções. Descreveu-nos os métodos e as técnicas que utiliza e guarda em segredo, ou em checo, uma técnica de ilustração única, que marca o seu estilo e que descobriu acidentalmente com uma colega de faculdade. Ficámos curiosos! Já ilustrou mais de 150 obras e trabalhou com escritores como Agustina Bessa-Luís, António Torrado, Ilse Losa e Matilde Rosa Araújo, entre tantos outros.
E quer continuar. Ainda bem!

Como sugestão de Páscoa, porque não investir em língua portuguesa nuns Ovos Misteriosos, ilustrados pela mão da nossa conferencista e com textos de Luísa Ducla Soares?

A Casa da Leitura oferece a ler o artigo «Manuela Bacelar: um sol para histórias escritas», assinado por Gil Maia e que pode consultar aqui.

Mais: até 9 de Junho, a Casa da Animação, no Porto, mantém uma exposição de homenagem ao percurso da ilustradora. Para saber tudo, clique aqui.

Helena Gonçalves

Sem comentários: