terça-feira, 31 de março de 2009

Cozinhando livros com Margarida Botelho

A escritora e ilustradora Margarida Botelho, que amanhã dará uma conferência no âmbito do curso de Pós-Graduação em Livro Infantil da Universidade Católica, vai ser protagonista de uma acção de formação promovida por O Bichinho do Conto, para a qual é necessária inscrição prévia (35 euros). Chama-se “As ideias irrequietas dos livros” e acontece a 3 de Abril, às 20h30, no mesmo dia em que inaugura a exposição “As cozinheiras de livros”, título homónimo do último livro publicado pela autora, na Editorial Presença.

Esta exposição de ilustração ficará patente até 30 de Maio, no seguinte horário: de terça a sexta, das 15h00 às 19h00; sábados, das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 19h00. Margarida Botelho estará disponível para um encontro com os leitores no dia 4 de Abril, sábado, às 16h00. Só falta lembrar que o espaço de exposição e livraria d’O Bichinho do Conto fica em Óbidos, na Estrada dos Casais Brancos. E o telefone é o 262 958 610.

Carla Maia de Almeida

segunda-feira, 30 de março de 2009

Adeus à Coreia, venha a Eslováquia

A Coreia do Sul não deixou os créditos por mãos alheias na edição deste ano da Feira do Livro Infantil de Bolonha, onde foi o país convidado. Com uma ampla representação de cerca de três dezenas de editoras e uma aposta forte nos picture books (que representam um segmento importante, tanto no que toca à edição de autores coreanos como na tradução de autores estrangeiros), mostrou um estilo de ilustração rigoroso e sofisticado, que recolhe influências dos contos populares, da arte sacra e das técnicas de pintura e escultura orientais. Segundo dados fornecidos pela organização, o mercado livreiro coreano ocupa o 10º lugar no ranking mundial, com 40 mil novos títulos publicados todos os anos, 19 por cento dos quais pertencendo ao livro infantil.

Dezenas de picture books coreanos estiveram disponíveis ao manuseamento do público (o único senão para a maioria terá sido mesmo a incompreensão do idioma…), ao mesmo tempo que a exposição de 31 ilustradores, intitulada “Round and Round in a Circle”, se manteve no centro da feira ao longo do evento. O país trouxe ainda outras manifestações culturais, como música tradicional e uma mostra sobre o seu alfabeto, elaborado segundo princípios de harmonia entre a terra, o céu e o ser humano.

Em 2010, na 47ª edição da Feira do Livro Infantil de Bolonha, o país convidado será a Eslováquia, que promete trazer uma “ofensiva” de escritores, ilustradores, artistas, músicos e outros agentes culturais, presentes na feira e noutros espaços de Bolonha, tal como aconteceu este ano. Se bem que os nomes da literatura mais conhecidos do grande público pertençam à outra metade da antiga Checoslováquia, pacificamente dividida em dois na sequência da “Revolução de Veludo”, é de sublinhar que o país tem uma longa tradição de lendas e contos populares, acompanhada por uma grande escola de ilustração cuja maior visibilidade acontece na Bienal de Ilustração de Bratislava.

Carla Maia de Almeida

domingo, 29 de março de 2009

The House: novo livro de Roberto Innocenti

Na Feira do Livro Infantil de Bolonha, que decorreu de 23 a 26 de Março, destaco, entre tantas obras primas, esta última preciosidade de Roberto Innocenti, o vencedor do prémio Hans Christian Andersen para Ilustração de 2008. Foi ele o autor da capa do catálogo de ilustradores da edição deste ano, bem como das imagens do livro The House, escrito por J. Patrick Lewis, a editar no próximo Outono pela editora americana The Creative Company e sem data de publicação entre nós (segundo informações recolhidas, no segundo dia de feira ainda não tinham vendido os direitos a Portugal). Além de podermos folhear esta beleza no stand da editora, deliciámo-nos com os originais em exibição na Exposição de Ilustradores, que viajará pelo Japão até 2010.

A foto acima é de uma prova do livro (tirada com autorização do próprio Roberto Innocenti), ao lado de um dos mais cativantes catálogos da feira deste ano, um exemplo entre muitos de excelente qualidade.

Para aceder ao site da editora The Creative Company clique aqui
Para ler um artigo sobre o autor clique aqui.
Para aceder ao itinerário da exposição depois da feira, clique aqui.

Sandra Simões

terça-feira, 24 de março de 2009

Tamer Institute ganha prémio ALMA

A Fundação Astrid Lindgren destacou "a persistência, a coragem e a riqueza de ideias" com que o Instituto tem estimulado o gosto pela leitura das crianças e dos jovens palestinianos.
"Em condições difíceis realizam um trabalho de fomento da leitura com amplitude e diversidade raras. Seguindo o espírito de Astrid Lindgren, o Instituto Tamer vê o poder da palavra e do livro, a força da narrativa e a fantasia como chaves para a coragem, a auto-estima e a tolerância", lê-se na acta do júri.

Criado em 1989 o Instituto Tamer é uma organização independente que actua nos territórios autónomos de Gaza e da Cisjordânia através de oficinas de escrita, narração, drama e conversas sobre livros para crianças e jovens.

Fornece também livros infantis às bibliotecas, forma bibliotecários e realiza uma campanha nacional anual de formento da leitura entre crianças.
O prémio, a que se apresentaram 153 candidatos de 60 países, será entregue pela princesa Victoria da Suécia em cerimónia a realizar no Konserthus de Estocolmo no dia 2 de Junho.
O Prémio de Literatura em memória Astrid Lindgren (ALMA), no valor de cinco milhões de coroas suecas (621.000 dólares), reconhece autores, ilustradores e iniciativas que incitem à leitura, segundo as ideias defendidas pela criadora da "Pipi das meias altas".

O objectivo do prémio é potenciar e aumentar o interesse pela literatura infantil e juvenil em todo o mundo e apoiar o direito das crianças à cultura no âmbito global.
O galardão foi instituído em 2003 pelo governo sueco, um ano depois da morte de Astrid Lindgren.

Entre os premiados em edições anteriores contam-se o Banco do Livro da Venezuela (2007) e a australiana Sonya Hartnett (2008).
RMM. Luas/fim
(Texto citado do site da RTP1)


Para aceder ao site do Instituto Tamer clique aqui.
Para aceder ao site do Astrid Lindgren Memorial Award clique aqui.

Uma nova colecção

Da autoria de Margarida Fonseca Santos e Maria João Lopo de Carvalho, «7 Irmãos» é o nome da nova colecção infanto-juvenil editada pela Oficina do Livro. Os Segredos da Irmã Mais Velha e Miguel Nunca Desiste são os títulos dos dois primeiros livros, que têm lançamento oficial marcado para amanhã, dia 25 de Março, às 18h30, no Jardim de Inverno do Teatro São Luiz, em Lisboa. Para animar a festa, haverá música ao vivo e uma encenação de excertos dos livros pelos alunos do Colégio Marista de Carcavelos.

Mais informações em http://www.margaridafonsecasantos.blogspot.com/
e http://www.margaridafs.net/

segunda-feira, 23 de março de 2009

Biblioteca Municipal de Sesimbra

Cristina Taquelim conta para pequenos que querem ser grandes e grandes que querem ser pequenos. Porque nascem na boca de quem conta e crescem nas orelhas de quem escuta, os contos não têm idade... e pedem-lhe para ser contados!

Para mais informações, clique aqui.

Sónia Ferreira

domingo, 22 de março de 2009

Novo livro de Lisbeth Zwerger

Lisbeth Zwerger, vencedora do prémio Hans Christian Andersen de Ilustração, empresta o seu talento à clássica história dos dois meninos perdidos na escuridão da floresta. Os pequenos Hansel e Gretel, incapazes de encontrar o caminho de volta, acabam por descobrir uma casinha feita de guloseimas que pertence a uma bruxa má. A sua fé e astúcia ajudam-nos a ultrapassar as muitas dificuldades que encontram, dando origem a um dos mais populares contos de sempre, popularizado pelos Irmãos Grimm.

Lisbeth Zwerger criou imagens tocantes que combinam na perfeição com a força e a crueza da narrativa clássica. As suas ilustrações reforçam o contraste entre a inocência das crianças e os sombrios domínios da traição e do perigo que têm de enfrentar. Uma edição Ambar, já à venda.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Parabéns Eric Carle

Já aqui falámos, a 25 de Janeiro, do autor Eric Carle, e relembramos que se celebra hoje, dia 20 de Março, o “The Very Hungry Caterpillar Day”. Entre os vários eventos, também o Google, esse gigante, presta a sua homenagem ao livro infantil, presenteando o mundo com a ilustração da sua marca pelas mãos de Eric Carle. Bons livros, boas pesquisas e Boa Primavera!

Helena Gonçalves

Leituras electrónicas

Venho chamar a atenção para uma revista electrónica de literatura infantil: chama-se e-f@bulações ou e-fabulations. Encontra-se disponível na Biblioteca Digital da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em formato pdf ou através do endereço http://ler.letras.up.pt/. O primeiro número data de Dezembro de 2007 e é uma revista semestral. Apresenta textos críticos nacionais e internacionais sobre literatura para a infância, assim como ilustrações originais. Saliento a qualidade de conteúdos, temas abordados e cuidado gráfico, assim como a sua importância no panorama da literatura infantil em Portugal. Boas leituras, também electrónicas.

Sónia Martins

quinta-feira, 19 de março de 2009

Novidades Dom Quixote para Abril

Depois de Barbi-Ruivo – O meu primeiro Camões, a Dom Quixote vai publicar um novo livro do poeta e deputado Manuel Alegre. O Príncipe do Rio é apresentado como «a história da amizade entre o João e um pequeno Príncipe, sem reino e sem povo, aprisionado numa árvore e com um pássaro por companhia», e será uma das novidades editoriais de Abril.

Na mesma, altura, sairá também A Revolta das Frases, de Maria Almira Soares. Aqui fica a sinopse: “Cuidado como tratamos as palavras. Elas não são de ficar quietas… e um dia talvez ganhem voz própria, se revoltem e nos arrastem para uma aventura surpreendente…”

quarta-feira, 18 de março de 2009

Cursos livres da Biblioteca Nacional

No programa semestral Livros/Leituras/Autores, uma iniciativa conjunta da Biblioteca Nacional e da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas, chamamos a atenção para o curso livre «Do Outro Lado do Espelho», orientado por Violante Florêncio, docente da Escola Superior de Educação João de Deus.

Eis a síntese do programa: «Introdução à história da literatura infantil e juvenil portuguesa e estrangeira: clássicos, autores, obras e tendências mais relevantes da actualidade. Caracterização dos principais meios de divulgação e crítica das obras para crianças e jovens.»
O curso decorre durante cinco sessões, às quintas-feiras, entre os dias 7 de Maio e 4 de Junho. As inscrições são gratuitas, limitadas ao máximo de 25 participantes.

Contacto: 217 982 143.

terça-feira, 17 de março de 2009

Eugénio de Andrade em livro infantil

Com lançamento previsto para dia 19 de Março, no 1º Encontro de Literatura Infantil - «Dialectos do Sonho», já chegou aos escaparates o livro O Homem e as Palavras – A vida do poeta Eugénio de Andrade. Com texto de Conceição Sousa Gomes e ilustrações de Chico, é uma edição da Ambar para a colecção Sonhos a Cores. Um excerto do texto promocional:

«Menino nascido com algum desconforto, discreto funcionário público, homem desinteressado de riquezas e triunfos mundanos, Eugénio de Andrade empenhou-se desde a adolescência em responder da melhor maneira à sua vocação de poeta, reflectindo sempre sobre a natureza e a condição humana, e esmerando-se na arte da palavra, que às vezes o levou a gastar horas só com um verso. Por isso deixou-nos uma obra limpa como a de um autor clássico, que nos ensina a amar as plantas ou as flores e os animais, o sol e a água, e que, sem deixar de lembrar o lado sombrio da vida, contém vigorosos apelos à plena realização individual e ao prazer de viver e de criar.»

segunda-feira, 16 de março de 2009

As aventuras de Olivia


Olivia conta as aventuras de uma porquinha, da sua família e dos seus amigos, e é considerado indispensável nas bibliotecas infantis actuais. A primeira edição, que nos apresenta a protagonista, é do ano 2000 e conquistou, no ano seguinte, o prémio Caldecott Honor. Desde então, Ian Falconer, escritor e ilustrador, tem-nos brindado com novas histórias, muitas delas igualmente premiadas, dando-nos a conhecer variados temas, como o circo ou o teatro, sempre pela mão de Olivia, desenhada a carvão e guache.

Como qualquer criança, Olivia «é boa em montes de coisas». Gosta de ir aos museus, raramente tem sono e sonha ser uma artista de sucesso.

No site kidsreads.com é possível aceder a uma entrevista (em inglês) com o autor e ficar a saber um pouco mais sobre a sua relação com Olivia.

Helena Gonçalves

sábado, 14 de março de 2009

I Festa do Livro Infantil de Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) está a preparar a I Festa do Livro Infantil do município, organizada em conjunto com a Divulgação e o apoio do Plano Nacional de Leitura e da União dos Editores Portugueses.

De 27 de Março a 5 de Abril, a Praça da Figueira será o cenário comum de mais de 40 editoras, numa larga oferta de títulos que contará com promoções e descontos, além de leitura de obras e sessões com autores. Para chamar o público infantil, a CML está a enviar para escolas e ateliers de tempos livres milhares de vales de desconto de um euro, destinados a utilizar na compra de cada conjunto de dois livros. Um dos pontos altos da programação será um atelier à volta do livro A Maior Flor do Mundo, organizado pela Fundação José Saramago.

O evento apanhará em cheio o Dia Internacional do Livro Infantil – que se comemora a 2 de Abril, dia do nascimento de Hans Christian Andersen – e realiza-se todos os dias, das 10h00 às 20h00. Nós não vamos faltar!

Carla Maia de Almeida

quinta-feira, 12 de março de 2009

Livros para ver

Lookybook é um sítio na Internet que dá a apreciar integralmente cerca de 300 “picture books” - álbuns ilustrados. Embora sujeitos à optimização para a Internet, e limitados a uma área pré-definida igual para todos, eles estão disponíveis desde a capa até à contra-capa.

É um conceito inovador que em nada substitui a magia da leitura e da compreensão em presença do objecto livro, mas ajuda a conhecê-lo e escolhê-lo. É possível pesquisar obras através do nome do escritor e/ou ilustrador, por tema ou simplesmente por expressão livre. Para todos os resultados são apresentadas sugestões de livros classificados dentro do mesmo género seleccionado, encorajando e demorando a navegação.

Pela pequena amostragem que inquiri, e com quem já partilhei o endereço, quase todos os “lookybookers” iniciados perguntaram imediatamente se seria possível comprar o que gostaram tanto de “ver”. Sim! Lookybook incentiva à compra e sugere ainda sítios, “online” recomendados para efectuar o pedido. Infelizmente para nós, todos os trabalhos apenas estão disponíveis em língua inglesa, mas tratando-se de álbuns ilustrados continua a valer a pena mesmo para quem não domina o idioma.

Para começar com a sugestão de My Friend Rabbit, escrito e ilustrado por Eric Rohmann, clique aqui.

Helena Gonçalves

quarta-feira, 11 de março de 2009

A invenção de Brian Selznick

É uma obra única, inclassificável. A invenção de Hugo Cabret - Uma novela em palavras e imagens, editada pela Gailivro, é um livro infanto-juvenil, a que os adultos não resistem. É um lindíssimo objecto, com design, textos e ilustrações a cargo também de Selznick. Apetece ler, reler, contemplar, saber mais sobre todos os detalhes avançados pela história. Com uma escrita simples e muito bem estruturada, A invenção de Hugo Cabret vai sendo desvendada a um ritmo imparável, entre textos curtos e longos, entre páginas simples, duplas ou seguidas de ilustrações, sempre a carvão, sempre a preto e branco, tal como nos primórdios do cinema.

No site, dedicado à obra e ao autor, é possível saber muito mais sobre todos os pormenores da produção do livro, desde as personagens aos objectos, colaboradores e prémios conquistados, apoiando e complementando a ficção dos momentos, locais e figuras históricas que se encontram na narrativa. Sim! Brian Selznick conta e ilustra tanto e tão bem que não se resiste a saber mais sobre tudo.

Há uma edição especial que contém um DVD com uma entrevista a Selznick.

Para aceder ao site "The invention of Hugo Cabret" clique aqui.
Para aceder à obra dirija-se a uma livraria!

Helena Gonçalves

terça-feira, 10 de março de 2009

Perguntem aos vossos animais

Depois de ter estado no Auditório Carlos Paredes, em Benfica, a peça Perguntem Aos Vossos Gatos e aos Vossos Cães, encenada por Manuel Mendes a partir de um texto de Manuel António Pina, está agora no Teatro-Estúdio Mário Viegas, ao Chiado. Como seria um mundo ao contrário, em que os animais fossem pessoas e as pessoas fossem animais? «O que é roubar, o que é prender, o que é julgar? Quando a vida da gente é pior do que a ‘vida de cão’, deve-se fugir ou obedecer? É bom ser livre ou é melhor estar preso e não ter que pensar em nada?». Um livro exemplar – no bom sentido – de Manuel António Pina resultou nesta encenação em tom de fábula e de ironia, mas cuja realidade dá muito que pensar. Com Diogo Andrade, Gonçalo Ruivo, Maria Dias e Helena Veloso.

Em cena aos domingos, às 11h00 e às 16h00. Segundas, terças e quartas para escolas. Reservas e informações pelo telefone 214 346 304 ou 213 257 652. Até 31 de Março.

Carla Maia de Almeida

segunda-feira, 9 de março de 2009

Três pequenas histórias

Três pequenas histórias - todas as histórias infantis escritas por Umberto Eco - reunidas pela primeira vez num só livro, da editora Caderno .

Para quem se auto-define como «fabricante de palavras», Umberto Eco fabrica três histórias sobre a Humanidade.

Espelha de forma genial e irónica o ser humano nos seus extremos. Aqui há espaço para se falar aos mais novos sobre o mundo real: dos conflitos, do poder, da guerra, da ambição, do medo, e do que deles colhemos. Confronta-nos com o poder dos sentimentos, colocando em evidência as expectativas que temos relativamente aos outros, incluindo os que são “diferentes”, e celebra a igualdade na profunda humanidade dos sentimentos mais simples.

As ilustrações são de Eugénio Carmi - um «fabricante de imagens» que abraça o texto de forma singular.

Sónia Martins

domingo, 8 de março de 2009

Olhar a infância, por Marta Silva



Sónia Martins

sábado, 7 de março de 2009

«Histórias do Faz-de-Conta» no Padrão dos Descobrimentos

Em 1940 foi erguido para a Exposição do Mundo Português. Em 1960 uma réplica foi inaugurada para substituir a estrutura original, a qual havia sido desmontada em 1958. O Padrão dos Descobrimentos tem uma história para contar - uma história que se desdobra em dezenas de contos, lendas, crónicas e relatos, se tivermos em consideração as personagens que fazem parte deste monumento.

Para juntar às histórias da História, a cada terceiro domingo de cada mês (até Junho) os serviços educativos do Monumento aos Descobrimentos desenvolverão a actividade «Histórias do Faz-de-Conta», dirigida a crianças a partir dos 4 anos e seus familiares.

Para mais informações sobre esta iniciativa clique aqui.
Para aceder ao programa das actividades do Padrão dos Descobrimentos clique aqui.

Fernando Carvalho

sexta-feira, 6 de março de 2009

Finalmente: "Adivinha o quanto gosto de ti” e outras pérolas

A Editorial Caminho está perdoada por nos deixar tanto tempo sem o titulo “Adivinha o quanto eu gosto de ti” nas prateleiras das livrarias. E, e ao voltar a disponibilizar este maravilhoso livrinho de Sam Mcbratney, na 4ªedição portuguesa, brindou-nos não com uma cereja no topo do bolo, mas com várias - o novo título,“São todos os meus preferidos”, ilustrado também por Anita Jeram, que explica que todos os irmãos são amados igualmente pelos pais, e 4 novas versões do “Adivinha o quanto gosto de ti nas Quatro Estações” que, quando comprados em conjunto, trazem um saco em pano.

Sandra Simões

quinta-feira, 5 de março de 2009

A Cabana de Roald Dahl

Esta é a acolhedora "writing hut" onde Roald Dahl se recolhia para escrever as suas histórias para crianças. Foi construída especialmente para o efeito e ninguém, para além do autor, estava autorizado a lá entrar. Agora é possível, mesmo à distância, através de uma visita virtual que o The Roald Dahl Museum and Story Center disponibiliza na internet.
Autor de Os Gremlins, Charlie e a Fábrica de Chocolate, As Bruxas, James e o Pêssego Gigante e Matilde, entre tantas outras histórias, Roald Dahl foi um escritor generoso e intensamente dedicado à produção de cada livro. A sua vida e obra podem ser conhecidas em detalhe no site oficial que lhes é dedicado.

Roald Dahl trabalhou com o ilustrador Quentin Blake na maior parte dos seus livros infantis.

Para aceder ao site oficial de Roald Dahl clique aqui.
Para aceder ao site do The Roald Dahl Museum and Story Center clique aqui.
Para aceder ao site do ilustrador Quentin Blake clique aqui.

Helena Gonçalves

quarta-feira, 4 de março de 2009

Casa da Leitura

Uma casa habitada por práticas e experiências de inúmeros profissionais que se dedicam à sublime tarefa de cultivar o prazer de formar leitores para ler o mundo. Aqui é possível encontrar sugestões editoriais, projectos em curso, reflexões em torno da temática da leitura, entre outros.

Para saber mais aceda ao site da Casa da leitura aqui.

Magda Costa

terça-feira, 3 de março de 2009

IX Feira do Livro Manuseado

Está a decorrer na Praça da Figueira, em Lisboa, a IX Feira do Livro Manuseado organizada pela Divulgação, entidade responsável, entre outras coisas, pelo Balcão do Plano Nacional de Leitura (serviço que facilita a aquisição e distribuição de livros que constam no referido plano, pelas escolas e professores).

Esta feira interessa-nos pois nela podemos encontrar livros infantis em fim de edição e muitas outras surpresas há muito desaparecidas das prateleiras das livrarias que normalmente visitamos.

Como se tratam de livros manuseados – e não de livros em segunda mão, como à partida o nome da feira pode sugerir –, os preços são bastante sugestivos e como os títulos são deliciosos e mais do que muitos, a compra é um destino inevitável.

A feira vai estar patente até ao dia 22 de Março na referida praça. Não percam!

Fernando Carvalho

segunda-feira, 2 de março de 2009

Encontro de literatura infantil no Porto

A Fundação António Cupertino de Miranda, no Porto, vai ser o cenário do 1º Encontro de Literatura Infantil – «Dialectos do Sonho», que se realiza nos próximos dias 18 e 19 de Março. Paralelamente ao programa, vai decorrer uma feira do livro e uma exposição de originais de ilustração. A participação do público é gratuita, mas é necessário fazer a inscrição prévia através da editora Ambar, pelo telefone 226151400 ou pelo email livros@ambar.pt. O programa dos dois dias do encontro é o seguinte:

18 de Março, quarta-feira
10h00: Sessão de Abertura
Maria Amélia Cupertino de Miranda (Presidente da Fundação Dr. António Cupertino de Miranda), Vladimiro Feliz (Vereador da Educação da Câmara Municipal do Porto), Isabel Alçada (Comissária do Plano Nacional de Leitura), Isabel Barbosa (Presidente do Conselho de Administração da Ambar).

10h30: A tradição oral na literatura infantil em Portugal
Alexandre Parafita (Investigador do CTPP da Univ. Lisboa e autor de livros infanto-juvenis), Sara Monteiro (Autora de livros infanto-juvenis), Tânia Silva (Contadora de histórias). Moderação de Rui Veloso (Professor da ESE de Coimbra).

12h00: Convívio com autores e ilustradores
13h00: Intervalo para almoço

14h30: A obra de José Jorge Letria na Literatura Infantil
José Jorge Letria (Escritor), Elsa Lé (Ilustradora), Maria Teresa Macedo (Mestre da Universidade do Minho), Teresa Cunha (Livreira da Livraria Salta Folhinhas). Moderação de Rita Pimenta (Jornalista do Jornal Público)

16h00: Convívio com autores e ilustradores

16h30: A ilustração em Portugal: um salto qualitativo
André Letria (Ilustrador), José Miguel Ribeiro (Ilustrador), Pedro Serapicos, (Ilustrador), Elsa Navarro (Ilustrador). Moderação de António Modesto (Professor da Escola Universitária de Artes de Coimbra.

19 de Março, quinta-feira
10h00: Representação infantil baseada no livro O Imaginão, de Manuela Crespo, por crianças do Jardim Infantil Tangerina

11h00: Convívio com autores e ilustradores
11h30: A importância da leitura no desenvolvimento da criança
Lourdes Custódio (Educadora e autora da colecção Giroflé), Andreia Hall (Professora da Universidade de Aveiro), Inês de Barros Baptista (Jornalista e autora de livros infantis), Manuela Crespo (Médica, autora e ilustradora de livros infantis). Moderação de Paulo Oom (médico pediatra)

13h00: Intervalo para Almoço

14h30: Lançamento do livro O Homem e as Palavras, de Conceição Gomes e Chico
Homenagem ao poeta Eugénio de Andrade e declamação de poemas

15h30: Sessão de Encerramento

16h00: Convívio com autores e ilustradores

domingo, 1 de março de 2009

Alice Vieira em conversa

Na próxima terça-feira, 3 de Março, às 18h30, a escritora Alice Vieira é a convidada da sessão «Os livros que eu estou a ler», na Casa Fernando Pessoa. Boas recomendações de leitura, certamente. A Casa Fernando Pessoa fica na Rua Coelho da Rocha, 16 (Lisboa) e abre de segunda a sábado, das 10h00 às 18h00.

Mais informações sobre as actividades e outras notícias no blogue Mundo Pessoa.