sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Tokio de Taro Miura


Tokio é o livro que inaugurou, em Junho de 2006, a colecção "Mi hermosa ciudad" da editora espanhola Media Vaca. A protagonista chama-se Mito, tal como a filha de Taro Miura, a quem é dedicada a obra. Da edição, em castelhano, aqui fica a transcrição do início deste livro infantil:

"La pequeña Mito se va a Tokio con sus padres, pero ¿a dónde va? No sabe nada de esa ciudad. ¿A dónde la llevan sus padres? Sólo sabe que está lejos. Por eso llevan muchas maletas.

Está tan excitada que no hay forma de que se calme. Tiene que salir disparada para averiguar algo sobre Tokio. Le preguntará a todo aquel que se cruce en su camino.

Primero se encontró a una vaca..."

Taro Miura nasceu em 1968, em Aichi - Japão. Especializou-se em Serigrafia na Universidade de Artes de Ozaka onde se licenciou. Autor premiado, é especialmente reconhecido no Japão pela série de álbuns (picture-books) para crianças que tem publicado como escritor e ilustrador. Tem um estilo considerado minimalista e retro. Formas simples, depuradas e geométricas, linhas limpas e o total domínio da técnica de serigrafia, proporcionam composições com cores puras e texturas subtis.

Para aceder ao site da Editora Media Vaca clique aqui.
Para aceder à página do ilustrador no site da Editora Kaisei-sha clique aqui.

Helena Gonçalves

1 comentário:

biruta disse...

De acordo com a informação que chegou, pelo contacto com os responsáveis da Feira de Bolonha, Taro Miura foi seleccionado para participar na Exposição de Ilustradores com os seguintes trabalhos:

2001 - Unusual Days - Fiction
2003 - I’m - Fiction
2004 - Ton - Non Fiction
2005 - Tools - Non Fiction
2006 - Tokyo - Fiction
2007 - Lavori in corso - Non Fiction