domingo, 20 de dezembro de 2009

Dicionários por imagens

O Natal, as cores, piratas, animais de estimação, a casa, o corpo, os perigos, cavaleiros, o mar, a montanha ou o espaço são apenas alguns dos muitos e variados temas destes dicionários por imagens editados em Portugal pela Fleurus - Livros e Livros.

São Dicionários por imagens dos Bébés e portanto dirigidos às crianças a partir de tenra idade. Volumes de pequena dimensão, com capa almofadada, cantos redondos e o miolo inteiramente cartonado, onde se encontram imagens construídas com massa de moldar acompanhadas de frases curtas que enquadram as palavras a que se referem. Um primeiro contacto com os livros que ajuda a descobrir o mundo das palavras e das imagens.

Para enriquecer o vocabulário e o conhecimento dos jovens mais velhos, os Dicionários por Imagens são edições maiores e mais elaboradas nas quais os mesmos temas, e outros adaptados à complexidade do crescimento, são abordados de modo mais aprofundado. As ilustrações são maioritariamente a lápis, coloridas e com grande detalhe e exactidão na representação do real.

Objectos de manuseio confortável, resistentes e facilmente transportáveis, a materialização destes livros é de tal forma bem concebida que o conceito de dicionário, a sua função e valor de uso consolidam progressivamente o seu sentido junto dos leitores/ utilizadores que a eles recorrem frequentemente. Uma prática de louvar e incentivar já que entre os adultos o uso de um dicionário não está tão enraizado quanto o necessário para facilitar a compreensão da língua através da qual comunicamos, de forma oral e escrita.

Estes livros estão à venda em praticamente todas as livrarias e grandes superfícies.

Para a língua portuguesa online, recomendo o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa, que tem por base o Novo Dicionário Lello da Língua Portuguesa (Lisboa, Lello Editores, 1996 e 1999). A obra foi adaptada para formato adequado à disponibilização electrónica pela Priberam e revista pela sua equipa de linguistas, estando em constante actualização e melhoramento. E pode ser acedido aqui.

Para conhecer melhor as Éditions Fleurus, em francês, clique aqui.

Helena Gonçalves

Sem comentários: