sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Storybird



The Truth About Mice on Storybird

Storybird é um site onde se encontram curtas histórias visuais construídas pelos utilizadores, sozinhos, em família ou com os amigos. Nasceu em Setembro do ano passado e já tornaram públicas mais de 10 000 histórias. Um trabalho cuja evolução e utilidade merece a nossa atenção e acompanhamento.

Funciona assim: vários artistas submetem os seus trabalhos que podem ser utilizados nas obras de outros artistas - escritores e/ ou ilustradores (nós). Escolhe-se um ilustrador e um conjunto de trabalhos, depois escreve-se, lê-se, relê-se, adicionam-se e retiram-se páginas, reordena-se tudo e guarda-se. Carregam-se outras imagens, volta-se a ler, a escrever, atribui-se um título, escolhe-se uma cor, muda-se tudo, altera-se a paginação e guarda-se. Convida-se alguém para colaborar na nossa narrativa e escrever também. Uma história a duas mãos, ou mais. E quando estamos certos de que está "no ponto" então vale a pena partilhar com toda a gente ou, em privado, somente com os nossos convidados.

Infelizmente, o site encontra-se apenas em inglês, mas tudo é suficientemente intuitivo e simples de utilizar pelo que qualquer pessoa pode experimentar a construção de um livro. Vale bem a experiência pelo que se aprende ao questionar o porquê das nossas escolhas e, uma vez concluída cada obra, conhecendo a opinião de quem nos lê.

O serviço prevê a expansão da plataforma para poder finalmente abraçar outros idiomas para além do exclusivo inglês; este aspecto é tanto mais importante quanto todas as histórias serem moderadas previamente à sua publicação, procurando uma garantia de qualidade, e, neste momento, não nos ser possível - a quem escreve em português - tornar pública a nossa história. No entanto, os nossos trabalhos ficam guardados na "Biblioteca privada" (Private library) e podem ser partilhados com amigos e familiares.

Para experimentar criar, ler ou efectuar somente uma visita, clique aqui.
Para conhecer a evolução da plataforma e tudo o que rodeia o conceito deste serviço, clique aqui.

Helena Gonçalves

Sem comentários: