sábado, 27 de Março de 2010

Prémio Hans Christian Andersen 2010

Em cada dois anos o mais prestigiado prémio internacional para o livro infantil é entregue pelo IBBY a um autor e ilustrador cuja obra mereça reconhecimento pelo contributo prestado a este campo da literatura. Os vencedores deste biénio foram anunciados na Feira do Livro Infantil de Bolonha e receberão o prémio no congresso "A forza das minorías", do IBBY, em Santiago de Compostela.

A honra coube a dois artistas editados entre nós: o britânico David Almond e a alemã Jutta Bauer. O primeiro conta já com outros importantes prémios (The Carnegie Medal, o Whitbread Children's Book Award ou o Smarties Book Award). Em Portugal, encontram-se quatro títulos da sua autoria, editados pela Presença. A saber: O meu pai é um homem pássaro, Um cantinho no paraíso, O grande jogo e O segredo do senhor Ninguém.

Jutta Bauer é também uma autora galardoada com o prémio German Youth Literature Award. Da sua autoria encontram-se publicados em Portugal os livros Quando a mãe grita e Selma, pela Gatafunho, e A rainha das cores, pela já desaparecida editora A Cobra Laranja.

Folheá-los na livraria mais próxima é sempre um prazer que não deve ser dispensado.

Para mais informações sobre o Prémio HCA 2010, clique aqui.

Sandra Simões

3 comentários:

Sandra disse...

A Cobra Laranja, já não existe, e esse titulo já não se encontra em lado nenhum...

Magda disse...

Todos os anos encontro este livro na Feira do Livro de Lisboa, numa tenda de livros "alternativos". Espero que outros tenham a mesma "sorte":-)

Sandra disse...

E quem os colocava lá, era a livraria da Rua do Carmo (uma das "alternativas" na tenda)que tinha os poucos exemplares restantes, quem ficou com os últimos 4, depois da feira no ano passado fui eu!!