segunda-feira, 25 de Julho de 2011

Escolha de manuais

Depois de muitas análises cuidadas, de avaliações positivas e negativas, já estão seleccionados os manuais escolares para o próximo ano lectivo que principiará em setembro. E este será um ano carregado de mudanças.

As editoras têm-se esforçado por apresentar formatos inovadores que se rodeiam de materiais que enchem os olhos aos docentes e lhes toldam o julgamento na altura de escolher "os melhores".

A Orfeu Mini não é uma editora de manuais escolares, nem pensamos que tenha esse desejo secreto. Mas este GRANDE livro consegue o que muitos nem sequer perspectivaram. Para usar na sala de aula, ou não. Para aprender ou recordar, o Caderno de Pintura para Aprender as Cores, de Pascale Estellon apresenta-se como um livro de actividades com uma premissa muito simples: aprender a trabalhar as cores. Premissa que se desenvolve desde a consciência da gama primária até alcançar noções de cores quentes e frias e de coordenação cromática.

Nada é deixado ao acaso neste livro (quase manual de iniciação à pintura em expressão plástica): há um guia de materiais e até conselhos para perfeccionistas.

E a capa de borracha que protege o caderno - com o seu perfume inconfundível - vai trazer-nos a memória dos verões quentes em que flutuamos na água nas nossas bóias, quando lá fora já estiverem as outras estações ao portão. Vai ser verão para sempre.

Sem comentários: