Assim, contados na primeira pessoa, os dois livros que sugiro – que vão ajudar a cativar e alimentar o imaginário científico infantil – constroem a história da vida de Charles Darwin, naturalista britânico do século XIX que se dedicou ao estudo da evolução através da selecção natural e sexual.
O primeiro, Chamo-me… Charles Darwin, de Lluís Cugota Mateus, ilustrado por Teresa Martí, da Didáctica Editora, leva-nos através da vida de Darwin como se estivéssemos a ler num diário as suas próprias palavras, num registo muito privado onde o cientista foi anotando tanto as suas vivências mais caricatas como as mais edificantes. É dado um relevo muito especial à viagem no HMS Beagle – navio que levou Charles Darwin nas suas expedições – e à construção das diferentes teorias que suportam os seus estudos.
Outro título, Darwin e a verdadeira história dos dinossauros, de Luca Novelli, da GATAfunho, trata de esclarecer e contextualizar a vida do naturalista. Ao longo de 18 curtos capítulos, aprendemos como se desenrolou a vida de Charles, desde a infância até aos últimos anos da sua vida em Kent, Inglaterra. Destaca-se a forte componente informativa e descritiva da ilustração deste livro, que, com mapas detalhados, esquemas e até imagens com balões de fala, a lembrar a banda desenhada, tornam esta obra muito completa e apetecível. Sempre que oportunas, são incluídas páginas informativas e no final encontra-se um minucioso “pequeno dicionário darwiniano”.
Para mais informações sobre a exposição A Evolução de Darwin clique aqui.
Para mais informações sobre a peça O Professor de Darwin clique aqui.
Fernando Carvalho

Para saber quais os títulos agraciados com menções honrosas e outras informações clique 






Para aceder ao site do filme clique 


O mesmo conto apareceu no livro Deixa-me Que Te Conte (Pergaminho, 2004), também pela escrita de Jorge Bucay, argentino, formado em Medicina e Psicologia, que se considera um "ajudante profissional" e que, segundo a sua biografia, sabe de cor mais de 1500 contos.






