segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O Elefante Acorrentado

Uma parábola tradicional sobre a liberdade, contada por Jorge Bucay e ilustrada por Gusti. Recheado de metáforas, com uma grande expressividade nas ilustrações, O Elefante Acorrentado apresenta-nos a curiosidade, a força e a esperança de um rapaz que conheceu "alguém muito sábio que tinha viajado pela Índia" e que o ajudou a encontrar a resposta para a questão simbólica central: "Se está amestrado e por isso não foge, porque é que o acorrentam?".
O mesmo conto apareceu no livro Deixa-me Que Te Conte (Pergaminho, 2004), também pela escrita de Jorge Bucay, argentino, formado em Medicina e Psicologia, que se considera um "ajudante profissional" e que, segundo a sua biografia, sabe de cor mais de 1500 contos.
Gusti, que também se chama Llimpi (desenhador em língua quéchua), nascido em Buenos Aires, vive em Barcelona, onde se tornou um conhecido, premiado e feliz ilustrador. Com uma grande capacidade plástica, Gusti recorre, neste livro, a técnicas mistas com colagens, recortes, pintura, gravura e um sentido estético apurado, cuidado e rico, trabalhando com particular mestria os jogos de luz e sombra. Já publicou vários livros de sucesso que poderá conhecer aqui, no seu próprio blogue.

Para aceder ao site da editora Arte Plural clique aqui.

Helena Gonçalves

Sem comentários: