Nas livrarias onde perguntei pelos livros, e foram várias, poucos foram os livreiros que os conheciam e em nenhuma tinham referência ou lembrança de alguma edição em português. Numa pesquisa pela internet, descubro que somente a Porto Editora publica actualmente O Sr. Feliz num mundo às avessas, num CD-Rom com jogos interactivos. Nas lojas Zippy vendem-se agora T-shirts para os mais pequenos com a Little Miss Sunshine e outros bonecos sobre os quais a vendedora, quando perguntei por outras medidas, comentou que lhe agradavam os desenhos, embora desconhecesse o motivo do seu aparecimento. Acrescentou que não lhes davam tanto destaque precisamente porque, como os desconheciam, acreditavam que os clientes estivessem na mesma situação e portanto preferiam expor outras personagens que vendem mais. Estas lá vão vendendo mesmo sem o apoio dos livros.
Recordo aqui o autor, as personagens, os livros e este mundo feliz que recomendo vivamente. Os livros são fáceis de traduzir para contar, mesmo não havendo actualmente uma versão portuguesa oficialmente editada, e são vendidos por £2.50 (cerca de 2,90€) pela Egmont Books Ltd no próprio site da editora, no site da portuguesa Wook (também em inglês), na Amazon e em tantos outros sítios na internet. As versões em «português do Brasil», esgotadas com a 1ª edição de 1995, da Brinque Book, pertencem à colecção «Seu Fulano, Dona Beltrana» pelo que os sujeitos masculinos são todos «Seu».
Charles Roger Hargreaves (1935-1988), inglês, é o autor de 46 personagens da colecção «Mr Men», 33 da «Little Miss» e de mais de uma centena de outros tantos bonecos que ganharam vida pelos livros. Desenhados a traço negro e simples, preenchidos com cores vivas e sólidas, foi o Sr. Cócegas (Mr. Tickle) quem estreou os livrinhos com cerca de 14 por 12 centímetros, a propósito da pergunta do seu filho Adam sobre «Como são as cócegas?». Para a resposta, Roger desenhou uma figura redonda, com longos braços ondulantes, e pintou-a de laranja. Publicado em 1971, Mr Tickle vendeu mais de um milhão de exemplares nos primeiros três anos. Em 1975 iniciou a produção da série de animação para a cadeia de televisão BBC, demitiu-se do seu emprego numa agência de publicidade de Londres e dedicou-se inteiramente aos seus livros infantis.
Traduzidos do inglês para 15 línguas e com um volume de vendas mundial invejável, os Mr. Men e Little Miss continuaram a ser escritos e ilustrados por Adam Hargreaves, em novas aventuras, após a morte do pai em 1988. Em Abril de 2004, Christine, a mulher do autor original, vendeu, por 28 milhões de libras, os direitos sobre os personagens ao grupo Chorion. Hoje encontramos uma enorme variedade de produtos «sucedâneos» dos livros, desde os peluches, mochilas e pastas, aos puzzles, pensos-rápidos, termómetros e aliviadores de «dói-dóis», mas continuamos a não encontrar os livros em português.
Quanto ao Sr. Feliz, vive na terra da felicidade, do outro lado do mundo, onde o sol brilha mais quente do que aqui, e onde as árvores têm cem metros de altura. Um dia descobriu algo de extraordinário, uma pequena porta no tronco de uma grande árvore. Entrou num mundo subterrâneo onde prevalecia a tristeza e onde encontrou o Sr. Miserável, ou Sr. Infeliz, em tudo parecido consigo, e que desconhecia o porquê da sua condição. Reflectindo sobre os seus sentimentos, o Sr. Feliz convida o novo amigo a sair para a luz e a descobrir, com alento, que esse sentimento de infelicidade pode ser passageiro e que, além disso, se levantar os cantos da boca e esboçar um sorriso, sentir-se-á muito melhor.
Para aceder ao site oficial do Mr.Men clique aqui.
Para aceder ao site da Editora Egmont Books Ltd clique aqui.
Para aceder ao site da Wook, onde pode adquirir o CD-Rom e alguns títulos em inglês, clique aqui.
Helena Gonçalves
1 comentário:
Existiam vários volumes da colecção editados pela Presença nos anos 70 - Sr.Espirro, Sr. Desmazelado, Sr. Comilão, entre outros.
Enviar um comentário