O Correntes d’Escritas – Encontro de Escritores de Expressão Ibérica lançou o desafio na última edição, em Fevereiro passado, na Póvoa de Varzim, quando se comemoraram os dez anos daquele que já é o maior festival literário português. Escolas e alunos do 4º ano do ensino básico foram convidados a puxar pela imaginação e a escrever e ilustrar contos – trabalhos colectivos originais – que foram submetidos a apreciação. O resultado está agora à vista num livro com edição da Porto Editora, em que se reúnem seis histórias provenientes de seis escolas.
A EB1/JI de Aires, em Palmela, vencedora do primeiro prémio, abre o livro com o conto Um Susto e um Presente. O Externato O Paraíso dos Pequeninos, de Lourosa, e o Externato O Patinho Feio, da Amadora, segundo e terceiro classificados, respectivamente, concluíram o pódio e a primeira parte da obra. A EB1/JI de Neves, a EB1 São João de Brito e a EB 1 de Aldeia Nova, graças às menções honrosas que as distinguiram, também têm incluídos os seus contos ilustrados. Os alunos da Escola Primária de Eich, no Luxemburgo, viram igualmente os seus desenhos reproduzidos nestas páginas.
No dia 6 de Agosto, pelas 21h30, a Feira do Livro da Póvoa de Varzim acolhe o lançamento oficial do livro, em que será apresentado o regulamento para a edição 2010 do Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes d’ Escritas/Porto Editora, já com algumas pequenas alterações. É estar atento e… mãos à obra!
Sem comentários:
Enviar um comentário