“O Cancioneiro Infanto Juvenil para a Língua Portuguesa na prática educativa”. Esta é uma iniciativa do Instituto Piaget, sem patrocínios externos. É um projecto que existe há vinte anos e tem uma duração prevista de trinta, que prima por desenvolver acções em escolas e jardins-de-infância, ao nível da aprendizagem da escrita e leitura de forma prazerosa.
Com edições trienais, os concursos do Cancioneiro Infanto-Juvenil encerram com um simpósio ligado à temática da poesia. Nos dias 14 e 15 de Maio realizar-se-á, no Instituto Piaget em Almada, o encerramento do 6º concurso, subordinado ao tema “Cancioneiro Infanto-Juvenil para a Língua Portuguesa na prática educativa”.
Estarão presentes nomes da área da poesia tradicional e literatura para a infância e juventude, tais como: Álvaro Magalhães (escritor e membro SPA); Maria Teresa Meireles (Doutorada em Literatura Tradicional e Oral e membro do Instituto de Estudos de Literatura Tradicional); Violante Magalhães (Doutorada em Literatura Portuguesa pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e membro do Centro de Estudos Comparatistas da mesma Faculdade).
No dia 15 de Maio iremos ter a cerimónia de entrega dos prémios aos seleccionados, cujo título do volume é “Amo de ti”, frase de Dinis Catambas (2 anos). Envolvemos agentes educativos, educandos e pais em acções de formação no âmbito da escrita criativa e da poesia. Estes concursos iniciaram-se em 1989 e terminarão em 2019, sendo uma das vertentes deste projecto, também, a investigação académica nos cerca de 22 mil textos que temos em arquivo.
Para mais informações clique aqui.
1 comentário:
Parabéns pelo belíssimo projeto. Esse ano tenho a honra de fazer parte do Cancioneiro com um poema.Sucesso para todos
Marly
Enviar um comentário