quinta-feira, 24 de março de 2011

EVA

É já no próximo domingo, pelas 16 horas na Sala Lopes Graça do Centro Cultural de Belém, que Margarida Botelho apresenta EVA, da nova colecção PokaPokani.

Eva é a história documental de duas culturas que poderão ter mais coisas em comum do que à partida se imagina. Eva ou Evas... uma menina que vive na EUROPA, num país que poderá ser PORTUGAL, e outra menina que vive em ÁFRICA, num país que poderá ser MOÇAMBIQUE, iniciam em lados opostos do livro uma viagem para o encontro! Eva é um livro que festeja a diversidade e a pluralidade do mundo com os seus encontros e desencontros. Eva é também um livro-objecto que apresenta uma expressão visual desafiante e lúdica para o leitor.

Eva é o primeiro livro da coleção PokaPokani. Esta coleção é parte integrante de um projeto artístico de intervenção comunitária que assenta na criação, e no registo documental, de histórias na primeira pessoa, originárias de geografias lusófonas e não só. O projeto, que celebra o encontro entre diferentes mundos, terá as imagens e as palavras dos vários participantes locais, que a autora e mediadora Margarida Botelho reflete numa visão em forma de livro depois de cada encontro.

O primeiro destes encontros teve lugar em Moçambique em 2009/2010, com o apoio da Dgartes, da Unesco e do Centro Nacional de Cultura. E assim nasceu o primeiro livro da colecção: Eva, entre a vivência num campo de refugiados e numa ilha de espíritos, a de Moçambique.

1 comentário:

ana cione disse...

nossa quanta coisa boa!!!