E cá está ele, o eleito do IV prémio Compostela para Álbuns Ilustrados. Ontem decorreu em Santiago de Compostela o painel que seleccionou o trabalho vencedor.
O jurí foi composto pela vereadora da Educação do Município de Santiago, Mercedes Rosón, o chefe do Departamento de Educação de Santiago, Xosé Manuel Rodríguez-Abella , pelo ilustrador Roberto Innocenti, a escritora e actriz Paula Carballeira, o escritor e especialista em literatura infanto-juvenil Federico Martín Nebras , por Manuela Rodríguez, representante da Kalandraka e Beatriz Varela, como secretaria técnica.
Após deliberação o vencedor, que se irá juntar aos autores galardoados por este prémio nos anos anteriores desta edição – Natalia Colombo com Perto, Felipe Ulgate com Um Grande Sonho, Pep Bruno e Mariona Cabassa com A Família C – foi Martín León-Barreto Johnson com El Camino de Olaj.
Martín León-Barreto Johnson é designer gráfico e ilustrador desde 1991, especialista em design de colecções e capas de livros infantis e juvenis. Radicado em Guadalajara (Espanha), colabora com várias editoras e meios de comunicação. A obra premiada é um álbum infantil cujo argumento segue os esquemas da tradição oral. Trata-se de “uma viagem iniciática a partir da acumulação de objectos e animais que se designam pelo seu nome”, segundo os membros do júri. Para Martín León-Barreto tratase do seu primeiro livro enquanto autor e ilustrador: El camino de Olaj narra a história de uma personagem que vive numa casa grande, que se torna pequena à medida que ela soma amigos que vai encontrando durante o seu percurso.
Sem comentários:
Enviar um comentário