domingo, 24 de maio de 2009

Palco das Artes VII – Leo Lionni


Leo Lionni nasceu em Amesterdão, na Holanda, em 1910, e morreu na Toscana, Itália, em 1999. É conhecido internacionalmente pelas suas pinturas, desenhos gráficos, ilustrações, esculturas e livros para crianças. Foi, ainda, professor e director de arte. Ganhou quatro vezes a medalha Caldecott e publicou o seu primeiro livro para crianças em 1959: Little Blue Little Yellow.

Leo foi influenciado pela filosofia da Bauhaus – contactou, ainda muito jovem, com as obras de artistas contemporâneos como Chagall, Klee, Kandinski, Mondrian – e pelos artistas vanguardistas do século XX. Foi, provavelmente, o primeiro ilustrador a trabalhar para crianças que usou a técnica de colagem nos seus trabalhos. Defendia a ideia de que os livros para crianças deviam ser graficamente ousados. As suas obras apresentam um aspecto gráfico limpo e a utilização/combinação de várias técnicas para além da colagem, como o óleo, a grafite ou o lápis de cor.

Para aceder ao trabalho clique aqui.

Helena Pedro e Sónia Marques Ferreira

1 comentário:

Leonor Lourenço disse...

Este livro é lindo, lindo. Sou deucadora de infância, li o livro interrogando-me se conseguiriam perceber o seu sentido poético e surpreenderam-me. Fizemos depois poesia entre todas as crianças e foi um momento muito intenso.
Vele a pena adquiri-lo.