segunda-feira, 4 de maio de 2009

Parabéns ao Grufalão!

"- Um grufalão é um grufalão! Não conheces, não?"

Aquele - O Grufalão - que foi vencedor do Smarties Book Prize Gold Award e do Blue Peter Award para o melhor livro para ler em voz alta. Não conheces, não?

O Grufalão é um álbum narrativo que celebra este ano o 10.º aniversário. Conta-nos a aventura de um ratinho e da sua imaginação, que põe à prova para conseguir ultrapassar os "obstáculos" com que se depara durante um passeio pela floresta. Com um tom humorístico surpreendente, o paralelismo da estrutura narrativa, a par dos jogos rítmicos e sonoros, muito cadenciados nos diálogos, promovem a criatividade na resolução dos problemas e alertam para as consequências (por vezes benéficas) do uso da mentira.

Publicado pela Editorial Verbo em 1999, com 2.ª edição datada de Novembro de 2008, O Grufalão encontra-se traduzido para 22 línguas. A tradução para o português é assinada por João Magalhães Guedes.

O site dedicado a este monstro de patas nodosas, dedos revirados e uma borbulha venenosa na ponta do nariz, mantém o humor e a sátira na sugestão de actividades, passatempos, conteúdos a explorar, eventos a celebrar, músicas e canções, dramatizações e a possibilidade de passar um dia com um dos criadores: a escritora Julia Donaldson ou o ilustrador Axel Scheffler. O site só tem versão inglesa.

Para aceder ao site oficial d' O Grufalão, clique aqui.
Para o ver num espectáculo da Broadway, clique aqui.
Para conhecer melhor a escritora, visite aqui o seu site oficial e para apreciar uma boa recolha do trabalho do ilustrador Axel Scheffler, clique aqui.
Para aceder ao site da Editorial Verbo, clique aqui.

Helena Gonçalves

1 comentário:

Andreia Santiago disse...

Muito obrigada pela informação :)
Estou a realizar um trabalho sobre este livro e no seu blog tudo se encontra muito claro e completo.