segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Leituras à Solta em Cerromaior

No âmbito das actividades de Animação e Promoção da Leitura do Serviço de Bibliotecas da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, decorre o projecto denominado “Leituras à Solta em Cerromaior”.

As “Leituras à Solta em Cerromaior” têm como objectivo a promoção da leitura partilhada, a divulgação da boa literatura (infanto-juvenil e não só), o contacto intergeracional. Pretende-se criar o hábito da escuta atenta de uma boa história (ainda que só uma vez por semana), como antigamente se fazia, à lareira ou no largo, de que fala Manuel da Fonseca.

Tal como afirma Daniel Pennac em Como um Romance:

“O desaparecimento da leitura em voz alta é muito estranho. (...) Já não há o direito de colocar as palavras na boca antes de as meter na cabeça? Já não há ouvidos? Já não há música? Já não há saliva? As palavras já não sabem a nada? O que é que se passa? (...) Venham soprar nos nossos livros! As palavras precisam de corpo! Os nossos livros precisam de ter vida!”

Certamente contribuiremos para o aperfeiçoamento da leitura em voz alta (ao nível da dicção, entoação e clareza), bem como para a reflexão sobre o processo de selecção dos textos (o que consideramos, ou não, um bom livro).

Este projecto será aberto também à participação dos elementos do Clube de Leitura, bem como aos leitores das nossas Bibliotecas e aos munícipes em geral. Contamos ainda alargá-lo aos Centros de Dia, trabalhando assim a literatura oral, através das histórias tradicionais, rimas, etc, partilhadas pelos idosos.

Já em anos anteriores houve a participação de alunos e de docentes que seleccionaram textos para lerem em voz alta no programa de rádio da Câmara Municipal, “De Porta Aberta”, transmitido pela Rádio Miróbriga, às segundas-feiras entre as 13h00 e as 14h00. O projecto parte destas iniciativas pontuais e do desejo manifestado por alguns docentes, em participar na continuação das mesmas. O objectivo é a realização de um verdadeiro projecto de promoção da leitura, continuado e significativo, que parta das escolas, Bibliotecas Escolares e Bibliotecas Municipais e se alargue à comunidade em geral.

Para tal basta escolher o seu texto preferido e preencher a ficha de inscrição no projecto, nas Bibliotecas Municipais. Será depois contactado para a gravação da leitura em voz alta.

E aqui fica a ficha de inscrição.

Para ouvir a emissão em directo da Rádio Miróbriga, clique aqui.

Sem comentários: